AGUARDE
20 fevereiro 2017

A dieta para o surfe

O que comer antes e depois do surfe

Muita gente sempre associa surfe a uma alimentação saudável, mas quem pratica o esporte ou convive com muitos surfistas sabe que essa premissa nem sempre é verdadeira. Mesmo assim, quem pega onda deve saber que pequenos hábitos alimentares são capazes de melhorar a sessão de surfe. É claro que não estamos falando que o que você come vai ser capaz de te tornar um surfista melhor no quesito performance, mas esse detalhe, pode sim, tornar o seu período dedicado ao esporte mais agradável.

Aquele conselho de que não devemos comer coisas pesadas antes de praticar exercícios, não é uma crendice, isso tem base científica. Ao ingerirmos alimentos, o nosso estômago inicia o ritmo do trabalho digestivo e quando essa alimentação não é saudável, o processo se intensifica e maior fluxo sanguíneo é desviado para o estômago.

Imagina o tempo que o nosso corpo gasta para digerir toda essa gordura?

 

Quando estamos praticando atividades físicas, existem órgãos que também exigem maior fluxo sanguíneo e quando isso acontece no mesmo momento em que o estômago está solicitando mais oxigênio, o nosso corpo fica confuso e a chance de sentir aquela sensação de “estar estufado” é grande, como explicou Turíbio Leite, coordenador do CEMAFE (Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte) da Universidade Federal de São Paulo, em entrevista ao site do médico Drauzio Varella.

 

Quando há alimento para ser digerido, o estômago precisa receber uma porcentagem maior do fluxo sanguíneo do nosso corpo, entretanto, quando fazemos exercícios, o organismo também necessita priorizar a distribuição do sangue para os músculos, deixando o estômago de lado.

Definido de que a quantidade é importante, vamos as sugestões de alimentos para cada caso:

Para aquele surfe antes do trabalho:

Neste caso, o ideal é comer uma coisa bem leve ao acordar e se hidratar muito. Na parte da manhã, o nosso corpo amanhece desidratado e para que essa leve desidratação não prejudique o seu surfe, água, bastante água é fundamental e até mais importante do que comer.

Hidratação é tão importante quanto a alimentação. Foto: reprodução internet

Hidratação é tão importante quanto a alimentação. Foto: reprodução interne

 
Para os dias dedicados ao surfe:
Quando o mar está clássico e você está livre para passar mais de 1 hora e meia surfando, a hidratação do corpo é ainda mais essencial. Antes de entrar na água o ideal é beber 1 litro de água. Mas neste caso, você precisará de energia também e por isso separamos algumas receitas que vão te dar tudo o que seu organismo precisa para você pensar apenas em surfar.

 

SMOOTHIES

 
Será que se trocar o melão por uma manga fica gostoso? Foto: reprodução internet

Será que se trocar o melão por uma manga fica gostoso? Foto: reprodução internet

 

Fonte de saúde:

1/2 copo de espinafre cru 1 copo de melão 1 copo e iogurte grego 1/2 xic. de leito ou suco 1 colher de sopa de semente de girassol

 

Dawn Patrol:

220 ml de café gelado 1 copo de iogurte grego 1/2 xic. de frutas vermelhas 1 pitada de canela

 

 

SANDUÍCHES

Abacate é uma excelente fonte de gordura boa. Foto: reprodução internet

Abacate é uma excelente fonte de gordura boa. Foto: reprodução internet

 

Pão sírio para viagem:

1 fatia de pão sírio integral Recheio: tomate, abacate, queijo, grão de bico

 

 

Sanduíche de ovo:

2 fatias de torrada integral Recheio: ovo mexido com legumes

 

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