A Pedra e o Farol
Por Luciano Burin
A produção do documentário "A Pedra e o Farol" chega a sua fase edição e finalização após um longo processo de viabilização e mais de 18 meses de captação de imagens. O filme mostra a intima relação entre o Farol de Santa Marta e a Pedra do Campo Bom, mais conhecida pelos surfistas como Laje da Jagua.
Assim como em minha produção anterior, "Pegadas Salgadas", a narrativa de "A Pedra e o Farol" busca ir além da temática tradicional dos filmes de surf, visando alcançar um público mais abrangente. Uma proposta alcançada a partir do resgate da história da região litorânea de Laguna e Jaguaruna, dentro de uma reflexão universal sobre a relação do homem com a memória e a paisagem em que vive.
Dito isto, o surf aparece sim em destaque em diversos momentos do filme, revelando a sua importância na popularização da região do Farol de Santa Marta como destino turístico e resgatando a história da descoberta do potencial de big surf da onda da Laje da Jagua a partir de 2002, com depoimentos de surfistas renomados como Rodrgio Resende e Fábio Gouveia, além dos surfistas locais da laje: Thiago Jacaré, André Paulista, João Capilé, Fabiano Tissot e João Baiuka.
Viabilizado com apoio da GAM/Farol Shopping via Lei Rouanet/MINC, o projeto "A Pedra e o Farol" continua com captação aberta até o final do ano para tentar novos recursos que permitam investir na finalização, divulgação e lançamento do filme ainda em 2015 com a alta qualidade que ele merece.