AGUARDE
08 junho 2015

Bob Burnquist é ouro nos X Games de Austin

Mesmo com o braço quebrado, brasileiro leva a melhor no Big Air e fatura medalha de ouro. Pedro Barros é prata no Skatepark

O skatista brasileiro Bob Burnquist mostrou porque é considerado um dos melhores do esporte. Na sexta-feira, dia 5 de junho, ele conquistou a sua oitava medalha de ouro na categoria Big Air durante os X Games Austin 2015, que rolou na capital do Texas, nos Estados Unidos. Mas tem um detalhe: ele estava com o braço quebrado. O brasileiro havia fraturado o braço esquerdo durante os treinos na semana passada. Mesmo assim, ele conseguiu completar o combo formado por um switch lien 540 no gap e um 700 indy to fakie no mega quarter. Depois da volta, nem mesmo Bob Burnquist conseguia acreditar no que tinha acabado de fazer. Confira o vídeo!

A medalha de prata ficou com norte-americano Elliot Sloan (confira o vídeo), que costuma treinar ao lado de Bob na megarrampa do brasileiro na Califórnia. Já o prodígio das quatro rodinhas, Tom Schaar (vídeo), terminou com o bronze. O paulista Rony Gomes ficou na quarta colocação.

Jono Schwan terminou na quinta colocação. Foto: Mark Kohlman

Ainda na sexta-feira, o canadense Pierre-Luc Gagnon consagrou-se o grande campeão da categoria Vertical. Nos últimos dois anos, o skatista passou por diversas lesões e respirou aliviado com a conquista da medalha de ouro:

O skate é uma arte pra mim.

Os britânicos Paul-Luc Ronchetti e Sam Beckett completaram o pódio na segunda e terceira colocações, respectivamente. A finalíssima contou com a participação de dois brasileiros, Bob Burnquist (5º) e Sandro Dias (11º).

No sábado, foi a vez de Pedro Barros defender a sua medalha de ouro na categoria Skatepark. Entretanto, o brasileiro ficou mesmo com a prata. Esse ano, os obstáculos da área estavam menores que o de costume e isso dificultou visivelmente o ganho de velocidade e altura nas manobras, principalmente para o brasileiro. Ele vinha liderando a final até a última volta de Curren Caples, que o superou por menos de 1 ponto e meio e garantiu o segundo ouro de sua carreira. A vitória do norte-americano gerou polêmica e muitos afirmaram que Pedro Barros foi "garfado". Assista às melhores voltas dos dois e compare!

Pedro Barros

Curren Caples

A disputa feminina fechou as competições de skate de sábado, dia 6 de junho. O maior nome do street feminino é o da brasileira Leticia Bufoni, que não foi bem na sua apresentação e terminou na quarta colocação. Já Pamela Rosa levou o Brasil ao pódio depois de conquistar a medalha de prata. Ela ficou atrás da norte-americana Alexis Sablone, que acertou ótimas manobras e levou a medalha de ouro para casa.

No domingo e último dia de competição em Austin teve brasileiro no pódio mais uma vez. O Big Air Doubles, categoria que une skate e BMX na disputa de Big Air, estreou nos X Games Austin 2015 e a dupla vencedora foi ninguém menos que Bob Burnquist ao lado do ciclista Morgan Wade. Com essa conquista, o brasileiro somou mais um ouro e agora conta com 29 medalhas nos X Games.

Por fim, as principais estrelas do street skate mundial estavam na competição, mas quem reinou na pista foi Nyjah Huston. O garoto abriu 11 pontos de vantagem para o segundo colocado depois de realizar manobras incríveis (veja a apresentação). Chaz Ortiz ficou com a medalha de prata, sua primeira nos X Games, e o bronze foi para Ryan Sheckler. O brasileiro Luan Oliveira não conseguiu completar suas apresentações e ficou com a sexta colocação na final.

Nyjah Huston faz volta excelente e leva medalha de ouro. Foto: Mark Kohlman

 

Confira todos os resultados das disputas de skate nos X Games Austin 2015:


Big Air


1º Bob Burnquist
2º Elliot Sloan
3º Tom Schaar
4º Rony Gomes
5º Jono Schwan


SkatePark


1º Curren Caples
2º Pedro Barros
3º Ronnie Sandoval
4º Raven Tershy
5º Alex Sorgente
6º Ben Raybourn


Vertical


1º Pierre-Luc Gagnon
2º Paul-Luc Ronchetti
3º Sam Beckett
4º Alex Perelson
5º Bob Burnquist
6º Mitchie Brusco
7º Andy Macdonald
8º Jono Schwan
9º Elliot Sloan
10º Jimmy Wilkins
11º Sandro Dias
12º Bucky Lasek


Street Feminino


1º Alexis Sablone
2º Pamela Rosa
3º Vanessa Torres
4º Leticia Bufoni
5º Lacey Baker
6º Marisa Dal Santo


Doubles Skate/BMX


1º Morgan Wade 1º Bob Burnquist
2º Steve McCann
2º Elliot Sloan
3º Zack Warden
3º Tom Schaar
4º Colton Satterfield
4º Jake Brown


Street


1º Nyjah Huston
2º Chaz Ortiz
3º Ryan Sheckler
4º Alec Majerus
5º Ryan Decenzo
6º Luan Oliveira
Tags:
COMPARTILHAR