AGUARDE
28 abril 2016

CCBB Rio recebe esculturas hiperrealistas

Exposição com obras de Patrícia Piccinini traz reflexão sobre arte e a ciência no mundo contemporâneo

criatura

Patricia busca o lado humano dos animais e o lado animal dos humanos. (Foto: divulgação)

No total, cerca de 25 obras da artista estarão disponíveis ao público. Para trazer a questão das mutações genéticas para o território da arte, Patricia, que sempre se interessou por assuntos como genética e tecnologia, se utiliza do realismo como linguagem, apresentando ao espectador um universo de criaturas desconhecidas, porém palpáveis e surpreendentemente afetuosas (diríamos até carismáticas).

Precisa ser real para que as pessoas acreditem que ele existe.

Sob curadoria de Marcello Dantas, "ComCiência", um neologismo que carrega sentido duplo conectando as palavras "consciente" e "ciência", propõe ao público um percurso narrativo entre esculturas, desenhos, fotografias e vídeos.

Comforter-910x769-910x769

"Big Mother" é inspirada na história de uma babuína que raptou um bebê humano após sofrer com a perda de sua cria. (Foto: divulgação)



Semelhança com Ron Mueck

O realismo das obras da artista, e até mesmo o material que ela utiliza, aproximam sua obra do australiano Ron Mueck, que veio ao Brasil com sua exposição, gerando filas monstruosas no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Patricia, que se sente mais surrealista que realista, justifica que os dois usam o mesmo material, mas estão interessados em questões diferentes. Os trabalhos de Mueck, por exemplo, chegam a ter cinco metros de comprimento.
CCBB RJ - Centro Cultural Banco do Brasil - Rua Primeiro de Março, 66 Centro - Centro Rio de Janeiro

Telefone: (21) 3808-2020

Data: Até 27 de junho - Segundas, Quartas, Quintas, Sextas, Sábados e Domingos das 09:00h às 21:00h

Entrada: Livre

Tags:
COMPARTILHAR