AGUARDE
02 fevereiro 2017

Como cuidar da pele na estação mais quente do ano

Confira 15 dicas para manter uma pele bonita e saudável no verão.

A pele merece cuidado nos 365 dias do ano, mas no verão é preciso atenção redobrada. Afinal, sol, cloro, areia e mar pode deixá-la ressecada e áspera. Filtro solar e hidratantes ajudam muito, mas ás vezes só isso não é o suficiente. Confira outras dicas para deixar sua pele mais macia e saudável.

 

1 - Manter a pele limpa e hidratada:

Tomar pelo menos dois banhos diários por dia é suficiente para manter a pele limpa e livre de suor. Para repor a água perdida, use hidratante após o banho, com o corpo ainda úmido, em movimentos circulares do pescoço aos pés.

 

2 - Acerte no produto:

Hidratantes com Ureia, Vitamina E, óleo de amêndoas, aveia, silicone, extratos de camomila e calêndula são bons para essa época do ano porque retém água e impedem a desidratação da pele.

3 - Use gel, creme ou loção:

Observe sua pele: as secas pedem hidratantes em creme, as oleosas e mistas combinam com gel ou locão, e as normais podem usar qualquer tipo de consistência.

 

4 - Dê atenção especial ao rosto:

Se exagerar no filtro e nos cremes, surgem cravos e espinhas. Por isso o ideal é usar sabonetes à base de ácido salicílico, que limpa e reduz a oleosidade da pele. 

 

5 - Lembre-se dos cotovelos, joelhos, calcanhares e pés:

Para evitar aquela pele “craquelada”, é indicado cremes com ureia, lactato de amônia, Vitamina E e silicone. 

 

6 - Não esqueça do colo, pescoço e mãos:

Essas áreas ficam diretamente expostas ao sol. Resultado: rugas e manchas. Para se proteger, use bastante protetor solar e hidratante. No colo e pescoço, use o mesmo creme do rosto. Nas mãos, use um hidratante próprio para a região.

 

7 - Vale usar óleo corporal, sim!

O óleo corporal é fundamental em épocas de calor; ele forma uma película protetora sobre a superfície da pele, prevenindo a desidratação. Para evitar que a pele fique engordurada, aplique umas gotinhas nas mãos, esfregue-as e espalhe no corpo molhado, após o banho, no boxe. Enxague rapidinho em seguida.

 

8 - Não se depilar no dia de pegar sol

Fuja do sol nas 24 horas após a depilação com cera quente ou fria. O produto pode manchar a pele. Nesse período, evite o mar, e previna irritações.

 

9 - Aposte no bronze

Alimentos que caem bem para garantir um lindos bronzeado: laranja, cenoura, abóbora, batata-doce, beterraba, manga e mamão.

 

10 - Hidrate de dentro para fora

Beba muita água, de preferência entre dois a três litros por dia. Dessa forma, a pele mantém a hidratação, e a probabilidade de ressecar é muito menor.

 

11 - Exagerou no sol e ficou ardida?

Limpe a pele com água fria e passe um hidratante para aliviar o ardor, reduzir a “vermelhidão” e impedir o ressecamento”. Os cremes com aloe vera e pantenol são boas opções. Mas evite loções que levam álcool na fórmula, e desidratam ainda mais a pele. E, se quiser uma solução caseia, faça uma compressa com chá de camomila bem gelado.

 

12 - Tome sol, mas faça isso com moderação!

Resista ao sonho de ficar bronzeada em um único dia. Lembre-se: a cor vai embora num pisca de olhos, mas as manchas, sardas e marcas de envelhecimento ficam para sempre.

13 - Descascou? Evite puxar as petinhas.

Durante o banho, massageie a pele suavemente, com as mãos, para que a pele vá se soltando naturalmente.

 

14 - Faça uma esfoliação nota mil!

Uma semana antes de se bronzear, passe esfoliante corporal. Ele remove as células mortas, deixando a pele lisa e pronta para um bronzeado uniforme. Além disso, melhora a absorção dos princípios ativos do hidratante e reduz o aparecimento de pelos encravados.

 

15 - Banho quente, nem pensar!

O banho quente resseca a pele, pois retira a camada de gordura superficial, que serve de proteção natural. Ah, e use sabonetes neutros, com glicerina e ativos umectantes na composição.

Fonte: MdeMulher

Tags:
COMPARTILHAR