AGUARDE
05 fevereiro 2016

David Mirra

Pioneiro do BMX morre aos 41 anos

O universo do bicicross ficou mais triste na quinta-feira, 4 de fevereiro, com a morte de David Mirra, um dos melhores bikers do planeta. De acordo com a polícia de Greenville, estado da Carolina do Norte, Estados Unidos, uma chamada foi feito às 16 horas para um endereço residencial e Mirra foi encontrado dentro de seu carro com um tiro.

 
Aos 41 anos, Dave Mirra era recordista de medalhas nos XGames. Ao todo o piloto ganhou 24 medalhas, sendo 14 delas de ouro. Amante de bicicleta desde muito novo, e com a popularização do bicicross freestyle, ele logo se interessou pela modalidade. A profissionalização ocorreu em 1992, quando Mirra tinha 17 anos.

Sua ascensão no esporte foi rápida, logo vieram capas de revistas, destaques em eventos e manobras até então inéditas como: backside weasel e frame-stand peg-pig. Um dos momentos mais marcantes na carreira de Mirra foi quando ele superou o campeão mundial Mat Hoffman, que não sabia o que era perder a 3 anos.

No auge da carreira, em 1993 Mirra foi atingido por um carro conduzido por um motorista alcoolizado e sua vida ficou por um fio. Com uma fratura na cabeça, um coagulo se formou no cérebro dele e os médicos não garantiram que ele sobreviveria, mas um ano depois deste acidente Mirra venceu a categoria street do Chicago Bicycle Stunt Series e finalizou no terceiro posto no desafio de vertical.

Foi um retrocesso, mas eu superei. Na vida há obstáculos e você tem que passar

Em 1994, Mirra assinou um contrato com a Haro e neste acordo ele recebeu US$ 30.000 por ano. Esse acordo levou o BMX para um novo patamar. Depois de passar anos colecionando vitórias e elevando o nível do esporte, em 2004, ele foi convidado pela MTV para apresentar a série de TV, Real World/Road Rules: The Inferno.

O programa de TV teve duas temporadas e foi um sucesso de audiência. Esse lado artístico não atrapalhou a carreira de Mirra, que venceu o prêmio de atleta do ano no ESPY em 2005 e ainda se destacou nos desafios de BMX do Dew Tour.

Os últimos pódios do atleta aconteceram em 2008, quando Mirra foi segundo colocado no Big Air BMX e terceiro no Rally Car Racing, conquistando sua primeira medalha como piloto de rally, pela equipe Subaru. Ultimamente, Mirra estava se dedicando a provas de triathlon.

Se preparando para o Ironman.

Davi Mirra no Ironman

A morte de Mirra pegou seus amigos de surpresa e as mídias sociais foi o local que eles encontraram para lamentar esta perda.
Instagram Sunny Garcia

Sunny Garcia, que também teve depressão, lamentou a morte do amigo. (Reprodução: Instagram)

Instagram Tony Hawk

Tony Hawk também lamentou a morte do amigo. (Reprodução: Instagram)

Instagram TJ Lavin

TJ Lavin era amigo e companheiro de esporte de Davi.

Tags:
COMPARTILHAR