AGUARDE
11 abril 2016

Definidas as quartas de final

Etapa feminina se adianta e define as finalistas em Margaret River

O domingo foi de folga para os homens, que deram lugar para as melhores surfistas do planeta no lineup do Main Break de Margaret River, onde foram definidas as oito concorrentes ao título da etapa.

 
O foi sábado animado e recheado de disputas eletrizantes na categoria masculina. Zebras e baterias de alto nível seguem ditando o ritmo da terceira etapa do Tour, que vem sendo premiada com altas ondas. Entre os brasileiros. apenas Gabriel Medina, Caio Ibelli e Italo Ferreira seguem com chances de título.

O primeiro brasileiro a se despedir do evento foi Miguel Pupo. O paulista não teve chances contra o australiano Julian Wilson, que segue exibindo um surfe muito bonito, com grandes rasgadas e uma ótima leitura de ondas. Depois de Pupo, foi a vez do atual campeão mundial e defensor do título do evento, Adriano de Souza ser mandado de volta para casa. Numa bateria em que teve obteve a melhor nota (8,67), Mineirinho não encontrou uma segunda onda de qualidade e perdeu para o convidado do evento, o italiano de apenas 18 anos de idade, Leonardo Fioravanti, que foi mais ativo durante o confronto, levando a melhor por apenas um décimo (15,60 x 15,50).

Depois de Slater foi a vez de De Souza cair diante do italiano - Foto: WSL

Na bateria que fechou o dia, Italo Ferreira venceu Alejo Muniz sem grandes dificuldades e avançou para a quarta fase, enquanto Alejo, que voltou de uma séria lesão no joelho, finalizou o evento na décima terceira colocação. Mas o dia não foi apenas de derrotas. Gabriel Medina e Caio Ibelli brilharam e seguem vivos.

Medina teve uma bateria equilibrada contra Adam Melling e teve calma para esperar a onda da virada nos minutos finais, assim como Caio Ibelli. O estreante na temporada teve um duelo de alto nível contra um dos favoritos do evento, John John Florence. Faltando cerca de um minuto para o fim, atrás do placar e sem a prioridade, Ibelli pegou uma onda mais no inside e arriscou tudo numa decolagem para arrancar um 8,5 dos juízes e vencer pela segunda vez na temporada o fenômeno havaiano. Com a vitória, Caio igualou o feito de Matt Wilkinson, sendo os dois únicos a passarem da terceira rodado nos três eventos disputados na Austrália, além de confirmar o feito de melhor estreante na perna australiana do Tour.

Caio Ibelli decolou para despachar o havaiano John John Florence - Foto: WSL

Voltando as mulheres, o domingo foi cheio de baterias, definindo assim as quartas de final. Como de costume, Sally Fitzgibbons, Courtney Conlogue, Carissa Moore e Tyler Wright encabeçam a lista, completada ainda por Stephanie Gilmore, Tatiana Weston-Webb, Laura Enever e Bianca Buitendag. Talvez a melhor bateria do dia tenha sido entra a hexa-campeã mundial, a australiana Stephanie Gilmore e a norte-americana Sage Erickson. No duelo da repescagem da quarta fase, Steph obteve o melhor somatório do dia (17,10) após exibir um surfe polido e de muita pressão nas ondas temperamentais de Margaret River.

Stephanie Gilmore parece estar voltando a velha forma - Foto: WSL

A australiana enfrenta agora a sua compatriota Tyler Wright nas quartas de final. Quem também merece destaque é a havaiana e atual campeão mundial, Carissa Moore. Na bateria da terceira fase, Carissa virou o resultado a seu favor a menos de três minutos do fim para avançar direto para as quartas e enfrenta agora a gigante sul-africana Bianca Buitendag, autora de um 9,40 neste mesmo confronto em que Carissa deu um show a parte com sua potentes rasgadas.

Na bateria que abre as quartas, Sally enfrenta a havaiana Tatiana Weston-Webb, e na sequencia a atual número um do mundo entra como favorita contra a australiana Laura Enever. Uma nova chamada está marcada para as 20h desta segunda-feira, horário de Brasília, para avaliar as condições e saber se as disputas voltam pra água ou não.

Quartas de final do CT feminino de Margaret River
Bateria 1 - Sally Fitzgibbons (AUS) x Tatiana Weston-Webb (HAV)
Bateria 2 - Courtney Conlogue (EUA) x Laura Enever (AUS)
Bateria 3 - Carissa Moore (HAV) x Bianca Buitendag (AFS)
Bateria 4 - Tyler Wright (AUS) x Stephanie Gilmore (AUS)

Tags:
COMPARTILHAR