AGUARDE
08 março 2017

Dia Internacional da Mulher

Uma lembrança do Woohoo à luta de nossas representantes

O Dia internacional da mulher é celebrado hoje, dia 8 de março, para relembrar a luta feminista por melhores condições de vida e trabalho. A ideia da celebração anual surgiu no início do século XX e até hoje se faz necessária. Apesar das inúmeras conquistas, as mulheres ainda precisam de um grande esforço para conseguir direitos iguais aos dos homens e isso não seria diferente no mundo dos esportes de ação. 

Nos último anos, alguns exemplos podem ser destacados. No surfe, a havaiana Paige Alms, que já havia sido a primeira mulher a ser fotografada entubando as bombas de Jaws, garantiu também, em 2016, o feito de ser a primeira campeã mundial do circuito de ondas grandes da WSL. A surfista dedicou sua vitória ao surfe feminino e à comunidade de Maui, no Havaí. Ainda entre as big riders, Kealla Kennelly foi a primeira mulher a entrar na briga na categoria de melhor tubo no Big Wave Awards, premiação de ondas grandes da entidade máxima do surfe. Vale ainda o destaque para nossa brasileira Maya Gabeira, que, mesmo após seu acidente, continua se arriscando em ondas gigantes mundo afora.

 

 

No skate, Leticia Bufoni, também defensora da bandeira verde e amarela, fez história em 2015 e venceu o primeiro torneio exclusivo para mulheres da Street League. A skatista acumula títulos em sua carreira, sendo um dos principais nomes da modalidade no mundo. No ciclismo, a britânica Rachel Atherton, quatro vezes campeã mundial de BMX downhill, ganhou o prêmio Laureus na categoria de Melhor Atleta de Esportes Radicais. Ao vencer, a ciclista deixou para trás nomes como o do skatista Pedro Barros e do surfista John John Florence.

 

 

A criação de um circuito de ondas grandes e do torneio da liga mundial de skate só para mulheres no último ano foi resultado da participação cada vez mais ativa dessas atletas no mundo dos esportes. Mesmo com todas as dificuldades de falta de patrocínio e pouco investimento, elas batalham para conquistar os mesmos direitos dos homens e abrem espaço para que outras profissionais sigam o mesmo caminho que elas.

Ainda sobre a importância desse dia, tops como Stephanie Gilmore, Tyler Wright e Silvana Lima compartilharam fotos celebrando em suas redes sociais. Que seja mais um dia para relembrar a luta feminina.

Tags:
COMPARTILHAR