AGUARDE
01 dezembro 2014

Eddie would go

Conheça os convidados para a edição desse ano

Conhecido por só se realizar com ondas acima dos 20 pés (um pouco mais de seis metros), o campeonato da Quiksilver In Memory of Eddie Aikau poderá acontecer a partir de 1 de Dezembro até 28 de Fevereiro. Para isso, bastam umas horas de mar grande e perfeito entrando pela baía de Waimea, na ilha de Oahu, no Havaí. A tradicional cerimônia de abertura está marcada para o dia 4 do próximo mês, às 3 horas da tarde e na praia onde o evento rola.

Para a edição desse ano, os convidados são: Aaron Gold, Bruce Irons, Clyde Aikau, Dave Wassel, Garrett McNamara, Grant Baker, Greg Long, Ian Walsh, Jamie Mitchell, Jamie O'Brien, Jamie Sterling, John John Florence, Kala Alexander, Kelly Slater, Kohl Christensen, Makua Rothman, Mark Healey, Nathan Fletcher, Noah Johnson, Peter Mel, Reef Mcintosh, Ramon Navarro, Shane Dorian, Sunny Garcia, Ross Clarke-Jones, Takayuki Wakita, Tom Carroll e Jeremy Flores.

Eddie Aikau foi o primeiro salva vidas oficial em Waimea Bay. Ao mesmo tempo, o surfista havaiano desenvolveu o gosto por ondas grandes, tornando-se um dos melhores big riders da época. Em 1978, com 31 anos, foi selecionado para participar numa expedição cultural de canoa que partia de Oahu com destino ao Tahiti. Durante a viagem, a canoa sofreu um acidente, ficando à deriva com o resto dos tripulantes. Conhecido igualmente pela sua coragem, Aikau pegou numa prancha e remou pra procurar ajuda. Nunca mais foi visto.

O Quiksilver In Memory of Eddie Aikau começou em 1984, em Sunset Beach, mudando-se mais tarde para Waimea Bay. Denton Miyamura foi o primeiro a vencer o campeonato (1984/1985). Seguiram-se Clyde Aikau (1986/87), Keone Downing (em 1989/90), Noah Johnson (1998/99), Ross Clarke-Jones (2000/01), Kelly Slater na temporada seguinte, Bruce Irons (2004/05) e Greg Long (2009/10). “O Eddie representa muito mais do que um campeonato de ondas grandes. Trata-se de lembrar o nosso amor e respeito pelo mar e uns pelos outros. O Eddie levou tudo para o nível mais alto possível. Ele é um herói, uma lenda e influenciou o meu percurso, assim como o de muitos. Esse evento é a incrível celebração da sua vida”, disse Greg Long, vencedor da última edição.

Tal como nos anos anteriores, o evento só rola se, durante a janela de espera, o mar apresentar as condições necessárias.

Tags:
COMPARTILHAR