AGUARDE
10 novembro 2014

Fabio Fabuloso 10 anos - O desabafo

Poeta, diretor e surfista antes de tudo, Pedro Cezar faz uma provocação sobre o processo de fazer um filme de surfe

[ Texto Por Pedro Cezar, exclusivo para o Woohoo]

O surfe é uma atividade espiritual linda praticada por seres humanos. Seres humanos fazem xixi, seres humanos fazem cocô e seres humanos fazem política… além de fazer política, muitos deles também fazem políticagem. Depois que o surfe deixou de ser a criancinha saudável dos anos 60 ou  o jovem romântico e rebelde dos anos 70 pra se tornar adulto, profissional e “mercadológico” a partir dos anos 80, seu mundinho ganhou todas as características de qualquer outro território e é regido pelo habitual jogo de interesses que vigora em qualquer segmento social.

Da mesma forma que temos senhores de engenho donos de grandes latifúndios na terra, os oceanos têm cada vez mais seus barões poderosos decidindo quem pega ou deixa de pegar tal onda.

Não falo de localismo. Falo de grana. O poder da grana!!

Fazer um filme de surfe biográfico implica em correr atrás de imagens e arquivos que pertencem a muita gente que deu suas vidas e seu sangue na beira da praia registrando, fotografando, filmando. Muitas dessas imagens não resistem a ação do tempo… algumas outras são compradas e engavetadas… e tem ainda aquelas imagens que são feitas com finalidade exclusiva para esta ou aquela empresa ou instituição… canal de tv, revista, etc…

A personalidade, o carisma e o surfe de Fabio Gouveia parecem ter algo de mágico e fabuloso mesmo pois jamais tive recusa de qualquer fotógrafo ou Barão dos Oceanos quando precisei de colaborações. O que pude oferecer em troca foi simbólico financeiramente perto da disponibilidade cega que todos tiveram com Fabinho. Mesmo que o sujeito não fosse com a minha cara ou tivesse algum ressentimento com o patrocinador do filme… bastava dizer… estamos prestando uma homenagem ao Fabinho… e de repente estava diante de seres humanos que praticam essa atividade espiritual linda chamada surfe.

Tratar com surfista é outra parada!!

 

A personalidade, o carisma e o surfe de Fabio Gouveia parecem ter algo de mágico e fabuloso mesmo pois jamais tive recusa de qualquer fotógrafo ou Barão dos Oceanos quando precisei de colaborações.

 

Tags:
COMPARTILHAR