AGUARDE
07 outubro 2016

Festival do Rio 2016 começa em grande estilo

Ficção-científica do diretor canadense Denis Villeneuve abriu a noite de gala na Cidade das Artes

Em sua 18ª edição, o Festival do Rio ocupou um novo espaço em sua noite de abertura: a pomposa Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. Com a realização desse sonho, as diretoras do Festival Ilda Santiago e Walkiria Barbosa celebraram mais um ano a frente do maior festival de cinema da América Latina.

I
Ilda Santiago e Walkiria Barbosa no tapete vermellho do Festival do Rio 2016. (Imagem: Daniel Candian)

 

"A Chegada"

O grande escolhido para a abertura do Festival foi o longa "A Chegada" ("Arrival"), do diretor canadensa Denis Villeneuve, que já teve trabalhos exibidos em outras edições do evento. O cineasta não pode comparecer à exibição, mas deixou gravada uma mensagem para o público. O distribuidor da Sony Pictures Rodrigo Saturnino Braga foi quem subiu ao palco para representar o diretor:

É uma honra estar no Festival do Rio, é uma divulgação muito importante para o filme. Não foi por menos que decidimos antecipar a estreia do longa, que só entraria em cartaz em fevereiro.

 

 


As diretoras abrem a 18ª edição ao público. (Imagem: Daniel Candian)

Muitos nomes do cinema nacional marcaram presença na sessão de convidados e falaram da expectativa para os próximos dias dedicados à sétima arte. Isabel Wilker, filha do falecido ator José Wilker, conseguiu fugir de São Paulo para aproveitar a programação e confirmou sua presença na estreia de "Elis", que aocntece nessa sexta-feira, às 19h no Cine Odeon.

O filme fez muito sucesso no Festival de Gramado e eu ainda não vi nem uma cena. Fiz uma pequena participação interpretando a Nara Leão. Estou muito animada!

 

Leandra Leal, que tem uma vasta experiência como atriz nas telonas, não escondeu o frio na barriga ao falar de seu filme "Divinas Divas", primeiro como diretora no Festival do Rio: "como atriz você fica nervosa, mas como diretora, com um filme seu, é  bem diferente".

 
Leandra Leal e a expectativa para seu primeiro Festival do Rio como diretora. (Imagem: Daniel Candian)

 

Eventos gratuitos e programação

Além da programação de 250 títulos de mais de 60 países, o Festival do Rio também conta com sessões gratuitas no Boulevard Olimpíco e diversos debates e workshops no Rio Market, área voltada para negócios. A programação completa e o regulamento para as inscrições estão disponíveis no site do festival.

Façam suas listinhas e aproveitem os dias mais cinéfilos do ano!

Tags:
COMPARTILHAR