AGUARDE
19 agosto 2014

Good Morning, Mr Orwell!

1984, 10:00, Nam June Paik, o pioneiro da video arte, exibia sua primeira video instalações ao vivo e a cores na televisão americana. O programa, se é que podemos denomina-lo, foi feito especialmente para o ano novo de 1984,  como uma resposta para o romance distópico, que leva o nome do ano, de George Orwell.

namjune

 

nam june 2

nam june 12

O clássico da literatura retrata uma sociedade com regime político totalitário e repressivo em seu dia a dia, o famoso termo "Big Brother"- alguém está te observando- veio daí.

namjune 3

A audiência criada a base desse livro, acordava aos sons de Oingo Boingo tocando "Wake Up (It's 1984), John Cage experimentando com Cactos e penas e Laurie Anderson em parceria com Peter Gabriel performando sua nova música "Excellent Birds".

namjune 4

namjune 5

Os hit wonders dos anos 80 Thompson Twins com a famosa "Hold me now" além de performances do artista Joseph Beuys, Allen Ginsberg recitando poesia e o coreográfo Merce Cunningham eram uma das surpresas.

namjune 6

 

namjune 7

 

namjune9

 

namjune 8

Devido a problemas de satélite, o que contribuiu para o fator experimental da coisa, a imagem de Cunningham dançando chegava atrasada com texto de Orwell as sobrepondo.

namjune 13

 

namjune 10

O programa também exibia pela primeira vez o vídeo para a música Act III de Phillip Glass, uma obra prima.

Tags:
COMPARTILHAR