AGUARDE
12 maio 2014

Haroshi

Skate Art pura

Haroshi é um skatista/artista japonês que faz peças de arte a partir de skates reciclados, que são usados como matéria prima. Um dos estilos mais importantes na arte de Haroshi são as esculturas em 3D. Ele prepara o seu material colando várias tábuas de skate empilhadas, criando assim blocos de madeira, que depois são esculpidos e montados nas suas formas finais.

Por coincidência a criatividade do seu método é similar à técnica utilizada na construção das estátuas dos Grandes Budas Japoneses que usam o mosaico como recurso de economia de material e redução do peso final das estátuas.
E, mesmo que não possa ser visto do lado de fora, sempre há um elemento de metal enterrado nas suas esculturas - um objeto proveniente de um skate quebrado, deteriorado ou partido. Para Hiroshi, colocar essa peça de metal dentro de sua arte significa “dar alma à estátua”. Unkei, um escultor japonês de Budas do século XII, costumava colocar uma bola de cristal chamada “Shin-Gachi-Rin” (circulo da lua e do sol) no local onde seria o coração do Buda. Seria a alma da estátua. O fato de Haroshi usar o mesmo procedimento reflete o espírito e a estética Japonesa.

 

 

Tags:
COMPARTILHAR