AGUARDE
29 outubro 2017

Ian Walsh vence campeonato épico em Jaws

Havaiano venceu terceira edição do evento com direito a nota dez espetacular

Sem dúvidas o Peahi Challenge de 2017 foi um dos melhores campeonatos de surfe da história. Em sua terceira edição, o evento aconteceu em dois dias de ondas clássicas e assustadoras no pico de Jaws, em Maui, no Havaí. O havaiano Ian Walsh foi o grande vencedor da etapa, válida como segunda da temporada do BWT, o circuito mundial de ondas grandes.

Ian Walsh foi o nome do evento - Foto: Hallman/WSL

A competição começou na sexta-feira, dia 27 de outubro, num momento relativamente cedo se formos falar de temporada havaiana, que começa mesmo a partir de meados de novembro. Mas ondas de até 40 pés podem anunciar um inverno promissor e de altas ondas no arquipélago havaiano.

O Brasil foi representado por Pedro Calado, Lucas "Chumbo" Chianca e Danilo Couto, que entrou de alternate, no lugar do havaiano Shane Dorian. Pedro Calado mostrou sua atitude de sempre, colocando pra baixo nas maiores da série, porém não conseguiu completar nenhuma onda que impressionasse os juízes e não conseguiu passar de fase. Já Danilo Couto e Lucas Chumbo entraram em maior sintonia com as ondas gigantescas de Jaws e chegaram até as semifinais. Danilo investiu nas esquerdas e com uma linha precisa completou várias ondas e com certeza saiu do evento de cabeça feita.

Lucas Chianca foi um dos destaques do primeiro dia. Esbanjando atitude e confiança, o local de Saquarema dropou várias bombas, principalmente para a direita, que era a onda mais valorizada pelos juízes. Mas foi quando já tinha terminado sua primeira participação que ele abusou ao se jogar numa direita da série e completar um dos melhores dropes do evento. Na semifinal, Chumbinho surfou bem, mas não foi capaz de encontrar as melhores ondas do confronto, dominado pelos havaianos Kai Lenny, Ian Walsh e o australiano Ryan Hipwood. Os três encontraram tubos fantásticos, mas sem dúvidas o mais impressionante foi o de Ian Walsh, que passou por diversas sessões, saindo limpo no canal para delírio de todos.

Ryan Hipwood a caminho do tubo- Foto: Saguibo/WSL

Ian continuou embalado na decisão para descabancar os outros finalistas e ser consagrado campeão do Peahi Challenge de 2017. As mulheres também foram pra água, com destaque para a surfista local Paige Alms, que faturou pelo segundo ano consecutivo e é sem dúvidas a pessoa a mulher a ser batida nessas condições.

Paige Alms colocando pra baixo - Foto: Saguibo/WSL

Campeão Ian Walsh - Foto: Hallman/WSL

2017/18 BWT Pe'ahi Challenge Resultados Finais Masculino:

1 - Ian Walsh (HAW) 21.67
2 - Billy Kemper (HAW) 18.57
3 - Makuakai Rothman (HAW) 18.46
4 - Kai Lenny (HAW) 18.26
5 - Greg Long (USA) 14.67
6 - Ryan Hipwood (AUS) 6.60

2017/18 BWT Pe'ahi Challenge Resultados Finais Feminino:
1 -
 Paige Alms (HAW) 21.23
2 - Keala Kennelly (HAW) 17.21
3 - Justine Dupont (FRA) 14.36
4 - Bianca Valenti (USA) 10.86
5 - Andrea Moller (BRA) 6.41
6 - Felicity Palmateer (AUS) 4.54

 

 

Tags:
COMPARTILHAR