AGUARDE
02 setembro 2016

Lembra daquele momento? E daquela música?

Não sei como funciona com você, mas tenho uma “mania” que faz músicas me remeterem a momentos e, como diria o filósofo popular, e “vice-versa” (momentos à músicas). Engraçado é que acho que os significados eram ainda mais fortes na época pré-moda dos fones de ouvidos full time em relação aos dias de hoje. A música e eu temos um caso antigo de amor.

Por essa abertura, acho que você já deve estar imaginando que falaremos de música nessa coluna. Isso aí. Mas minha missão aqui é falar de música e de momentos, música e sensações, música e lembranças, músicas e eventos, música e esporte, música e família e, por aí, vai.

“A música é um fenômeno complexo multidimensional que impacta e ativa
diferentes aspectos do funcionamento humano em distintas etapas da vida”, diz a Única (Unidade Intermediária de Crise e Apoio à Vida), grupo que utiliza a música como ferramenta terapêutica. Não vou me aprofundar nos assuntos técnicos, pois não é a minha praia, mas é fato que a soma de acordes e melodia, a tal da música, cria uma relação intensa conosco. Ela pode ser a ponte de uma relação inter ou intrapessoal, ela é um lugar, ela pode te elevar para experiências extraordinárias, ela pode ser uma narradora de uma história, da sua história.

Acabei de passar por um momento de transição, mudando do Rio de Janeiro para São Paulo após dois anos em terras cariocas. Essa mudança, de 400km, tem trilha sonora. Parte dessa playlist me lembra do Rio, da praia, da maresia e, a outra parte, me remete ao futuro, a esperança que a chegada/volta a minha terra me proporcionaria naquele momento. E te garanto que essa playlist é grande e diversificada. Vai da música instrumental ao hard rock. 

Mas tem uma banda e algumas músicas que me fazem sentir o cheiro da maresia do Rio de Janeiro, que me fazem relembrar da vista do apartamento, de algumas caminhadas pelo Aterro do Flamengo, dos amigos que fiz por lá e que me introduziram a Surf Music! Escolho da minha playlist a banda californiana Switchfoot e deixo aqui para você investigarem, ouvirem, curtirem e etc. Recomendo a música Dark Horses (https://open.spotify.com/track/4zRnU8aqb6wjyGHaHxunQT), que é uma das que me remetem a tudo isso que falei. Tem cheiro, sorrisos, saudade e sensação de dever cumprido!

E aí, lembra daquela música? E daquele momento?
É sobre isso que falaremos por aqui. Seja bem-vindo!

Tags:
COMPARTILHAR