AGUARDE
20 abril 2015

Medina entre os 100 mais influentes da Revista Time

Com apenas dois brasileiros na lista, surfista aparece entre os ícones

Primeiro brasileiro a conquistar o campeonato mundial de surfe, Gabriel Medina chama, mais uma vez, a atenção da mídia internacional. O jovem de apenas 22 anos foi selecionado pela revista norte-americana “Time” para integrar a lista das 100 pessoas mais influentes do mundo. Em 2014 nenhum brasileiro foi citado pela publicação, que, agora em 2015, selecionou dois nomes do país.

Bradley Cooper em uma das capas da revista 'Time' (Foto: Reprodução/Time)

O surfista foi colocado na categoria “ícones”, junto com outras 11 personalidades como o Papa Francisco. Com um entusiasmado texto de Sean Gregory, jornalista da Time que cobre esportes e cultura, a justificativa da escolha torna-se quase uma ode ao atual momento do Brasil:

Com uma reviravolta em um esporte tipicamente dominado por americanos e australianos, Medina se tornou um ícone no Brasil e está inspirando a nova geração a 'fazer mais ondas'.

Gregory também destaca o país como potência econômica da América do Sul e sede dos grandes eventos esportivos, a exemplo da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. O jornalista acredita que o Brasil, que sempre teve os melhores jogadores de futebol do mundo, tem agora um novo fenômeno para brindar. De 2001 a 2011, o número de praticantes de surfe cresceu 35%, chegando a cerca de 35 milhões, numa indústria global que deve movimentar US$ 13,2 bilhões até 2017.

Gabriel com o caneco de campeão mundial.

Gabriel com o caneco de campeão mundial. (Foto: Gabriel Rios)

A divulgação dos nomes da lista aconteceu junto com um difícil começo de temporada para Medina, que agradeceu o fato em suas redes sociais e aproveitou para parabenizar o empresário Jorge Paulo Lemann, sócio da 3G Capital, e que apareceu na categoria "Titãs", considerada a mais importante.

(Reprodução: Facebook)

(Reprodução: Facebook)

Uma das mais conhecidas revistas de notícias do mundo, a publicação semanal norte-americana tem quase 100 anos de existência e é, segundos muitos pesquisadores da imprensa mundial, a revista de maior circulação no planeta.

A TIME 100 é uma lista anual que elege as 100 pessoas mais influentes do ano. Publicada pela primeira vez em 1999, os participantes são reconhecidos por mudar o mundo, independente das consequências de suas ações.

Nos últimos anos, alguns brasileiros foram reconhecidos pela publicação. Em 2010, no fim de seu segundo mandato na presidência, Luiz Inácio Lula da Silva esteve entre os líderes mais influentes. Já em 2011 e 2012, a atual presidente Dilma Rousseff foi eleita pela revista. Na época a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster e o ex-bilionário Eike Batista apareceram em 2012; e em 2013, Joaquim Barbosa, então presidente do Supremo Tribunal Federal, e o chef Alex Atala foram os selecionados. No último ano não houve nenhum representante brasileiro.

Tags:
COMPARTILHAR