AGUARDE
24 junho 2019

Miguel Blanco e Teresa Bonvalot vencem o Allianz Algarve Pro

Campeonato reúne os melhores surfistas de Portugal

Miguel Blanco e Teresa Bonvalot

Após 5 anos, o Allianz Algarve Pro voltou a Portugal nos dias 21, 22 e 23 de junho para reunir os melhores surfistas do país. A Praia do Amado, em Aljezur, consagrou Miguel Blanco e Teresa Bonvalot como campeões. Além das vitórias, os surfistas conquistaram os títulos da Allianz Triple Crown e se aproximaram da liderança do Ranking Santander, onde Yolanda Hopkins Sequeira e Tomás Fernandes continuam na frente.    

O domingo amanheceu com um cenário perfeito para a quarta e penúltima etapa da principal competição de surfe portuguesa. Após o day off do dia anterior, os surfistas de plantão não perderam a oportunidade de marcar altas notas e mostrar o que sabem fazer. Nomes como Afonso Antunes, Diogo Martins, Luís Perloiro e Jácome Correia se destacaram, mas Blanco e Tomás Fernandes roubaram a cena.

O campeão do país superou Diogo nas quartas e depois bateu Jácome nas semis, enquanto Tomás derrotou Luís Perloiro nas quartas e Marion Lipke nas semis. A final foi bem equilibrada, mas Miguel Blanco começou a tomar a dianteira graças a uma onda de 8,25 pontos.

Com 15,00 pontos contra 13,95, o campeão acabou por vencer a bateria, subindo ao lugar mais alto do pódio. Miguel ficou muito feliz com a vitória, queria muito vencer essa prova já que havia conquistado colocações próximas em competições anteriores. O surfista também comentou sobre suas expectativas para a próxima etapa.

 "Ganhar no Algarve em condições boas de surf e com notas altas foi muito significativo para mim. Precisava muito desta vitória para levar a luta para Cascais, porque sabia que se o Tomás vencesse esta final fica tudo decidido. Mas também queria muito ganhar a etapa por mim. Na última prova vou dar o tudo por tudo. Conheço bem as ondas de Cascais, onde cresci, por isso sinto que tenho alguma vantagem.”

 

Teresa Bonvalot

Já na final feminina, Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins agitaram as areias da Praia do Amado. O duelo foi intenso e a decisão aconteceu no final da bateria. Teresa se deu bem após fazer a melhor onda do evento, os 9 pontos lhe renderam o prêmio Somersby Onda do Outro Mundo. Com isso, a bicampeã nacional de 2014 e 2015 finalizou a bateria com um score de 17,25, contra os 14,05 da surfista algarvia e não deixou de demonstrar sua alegria.

“Penso que foi cereja, mais cereja no topo do bolo. Estou feliz por ter voltado ao Amado, onde tinha conseguido um 2.º lugar há cinco anos, na última etapa. Desta vez, com mais experiência, consegui o triunfo. Adorei ter vindo, pois tivemos ondas muito boas e um grande nível de surf.  Sabia que ia ser sempre difícil enfrentar a Yolanda, mas também sabia que tinha de dar tudo a cada onda que apanhasse.”

 Além do campeonato, o Allianz Algarve Pro contou com iniciativas de sustentabilidade, limpando as praias com a marca da Fundação Altice e as dinâmicas associadas à proteção da biodiversidade e promoção da alimentação saudável do Grupo Jerónimo Martins. A próxima etapa da Liga MEO Surf acontece em Caiscais pelo Bom Petisco Caiscais Pro, entre os dias 3 e 5 de outubro.

Fotos: Divulgação

 

 

 

 

Tags:
COMPARTILHAR