AGUARDE
24 julho 2015

Mini Rampa

Mais dicas de construção

O post sobre a construção da Mini Rampa bombou tanto aqui no site que resolvi fazer um adendo com mais informações e detalhes, explicando melhor a construção de uma mini rampa, sonho de muito skatista. Para começar, vamos migrar das medidas americanas - pés e polegadas - para o sistema métrico, e usaremos madeiras com as medidas encontradas por aqui. Na América os compensados medem 8’ X 4’ - 2.40cm X 1.20cm. No Brasil a medida é de 2.20cm X 1.60cm para os compensados navais e 1.10cm X 2.20cm para os madeirits. Já o MDF mede 1.83cm x 2.75cm. As madeiras maciças usadas na estrutura são os chamados two by four - 2” X 4” = 5cm X 10cm. Aqui no Brasil usamos caibros, que medem 3.5cm X 7cm.As dimensões da mini rampa sugerida nesse projeto são 1.50cm de altura, transição de 2.10cm, flat de 2.40cm e 1.20cm de plataforma. Sendo uma estrutura modular, a largura pode variar de acordo com o desejado, combinando módulos de 1.60cm e/ou 2.20cm de largura podemos variar entre 3.20cm, 3.80cm ou 4.40cm, que é a medida que adotaremos nesse projeto.O Flat também pode variar de acordo com o gosto pessoal de cada um. Aqui o sugerido é de 2.40.

A primeira coisa a ser feita é desenhar o template da transição. O raio sugerido é de 2.10cm. O ideal é usar compensado naval de 20mm, para dar um boa base para a estrutura.

Risque a transição iniciando nos 3.5cm do compensado até chegar aos 1.50. Com um corte perpendicular você já tem a sua transição pronta. Rebata no outro lado do compensado e corte a segunda transição. Repita o processo até obter 8 transições. Calcule e marque os locais onde os caibros serão colocados, com um intervalo de 20cm. O próximo passo é montar os esqueletos de cada quarter unindo as duas transições com os caibros, que devem ser colocados no sentido longitudinal, com excessão do caibro que receberá o coping. Monte as estruturas da plataforma, que serão cobertas com madeirit 10mm, e a do flat, que será revestido, juntamente com as transições, com 2 camadas de compensado 10mm e 6 mm. Uma vez que cada módulo estiver pronto, monte a estrutura unindo com parafusos os quarters entre si e ao flat.

Ao fixar o coping atente para quanto quer que ele seja saltado, se quer mais acima ou no mesmo plano que a plataforma. Coping bom tem de ter POP!

O tamanho do coping americano é 2 3/8”, equivalente a 53.975mm. No Brasil o tamanho mais aproximado é 50mm. Recorte um dente na quina na transição para que o coping encaixe com precisão. Você pode regular a distância e altura do coping através do posicionamento do caibro de sustentação.  Revestimento A primeira camada de revestimento é feita com compensado naval de 10mm. Atente para o detalhe que cada emenda dos compensados deve ficar em cima de um caibro. Uma boa idéia para evitar imperfeições como trancos é duplicar os caibros a cada emenda do compensado. A segunda camada de 6mm amarra toda a superfície, cobrindo as emendas da camada de baixo. Explore os links e vídeos abaixo para pegar mais dicas sobre como construir a sua mini rampa. Vídeos:

Tags:
COMPARTILHAR