AGUARDE
21 julho 2016

Multiplicidade faz parte do calendário Cultural Olímpico

Festival ocupa o Oi Futuro Flamengo até o dia 11 de setembro

O Multiplicidade, festival que une arte e tecnologia, chegou a mais uma edição agora em 2016 e, mesmo com sua longevidade, trouxe novidades para o público. O evento, fruto de uma parceria de sucesso com o Oi Futuro, acontece, pela primeira vez, no formato de exposição, com instalações de artistas nacionais e internacionais.

"EYJAFJALLAJÖKULL", a instalação audiovisual de Joanie Lemercier. (Imagem: divulgação)

"EYJAFJALLAJÖKULL", a instalação audiovisual do francês Joanie Lemercier. (Imagem: divulgação)

Em 2016, o Multiplicidade segue com a proposta da antevisão, chegando ao imaginário ano futurístico de 2025. Com o tema "Erro", o curador Batman Zavareze buscou encontrar, nas obras, inquietações poéticas e experimentos tecnológicos que lidassem com o improviso, o inesperado e, claro, com o que desse errado durante o próprio processo de criação artística.

Nunca foi tão importante ressignificar nossos acertos a partir de nossos erros, e a arte pode ser essa fonte rejuvenescedora.

Diante dessa proposta, o alvo do curador foram artistas que encararam o risco e o limite extremo, partindo de uma dificuldade, para a realizarem produção de suas obras. Um dos destaque é o francês Joanie Lemercier, que expõe a obra "Eyjafjallajokull", uma instalação audiovisual que ganhou o nome do vulcão islandês, que, ao entrar em atividade, atrasou a ida de Joanie para uma residência nos Estados Unidos. Uma obra que já nasceu de uma dificuldade. Além do francês, os brasileiros Matheus Leston e Tomás Ribas também ocupam as salas do Oi Futuro Flamengo com suas instalações.
Matheus animou a abertura com uma performance ao vivo em sua instalação "Menos". (Imagem:  matheusleston.com)

Matheus animou a abertura com uma performance ao vivo em sua instalação "Menos". (Imagem:matheusleston.com)

A equipe do Woohoo marcou presença na abertura do festival, que aconteceu no dia 18 de julho, e conversou com Batman Zavareze e alguns artistas que fazem parte da programação desse ano. Confira a matéria que foi ao ar no Woohoo News dessa terça-feira:

Tags:
COMPARTILHAR