AGUARDE
02 abril 2015

O shaper do campeão mundial

Em 2015 Gabriel Medina anunciou o fim da parceria de 6 anos com a marca de pranchas Pukas, o motivo foi a saída da empresa de seu shaper, Johnny Cabianca

Responsável pelos foguetes de Gabriel Medina, Johnny Cabianca possui uma relação bem mais antiga com a família do campeão mundial do que muita gente sabe. Antes mesmo do garoto sonhar em ser campeão mundial, Johnny se aproximava de Charles Saldanha, padrasto do Gabriel, através de um apoio do shaper aos surfistas de Maresias Flávio Caixa D’Água e Gilmar.

Após isso muita coisa aconteceu Enquanto Flávio Caixa D’Água e Gilmar não foram adiante no esporte, Gabriel Medina descobriu o surfe e ganhou, aos 9 anos de idade, uma prancha “recauchutada” por Johnny Cabianca.

Quando ele tinha 9 anos a mãe dele pediu uma prancha pra mim, mas ela não tinha dinheiro pra pagar. Descasquei uma prancha velha e fiz uma pra ele.

Longe de Maresias e do Brasil, Johnny trabalhou duro para se firmar como shaper. Após ganhar experiência em diferentes países, Johnny entrou para o time da Pukas, que é baseada no País Basco, na Espanha, e é conhecida por trazer shapers de todo o mundo para a marca. E foi desta fábrica, que Johnny atendeu ao pedido de Simone, em 2009.

Com a classificação do filho para a final mundial do Quiksilver King of the Groms, disputa Sub-16 que acontece anualmente na França, Simone Medina recorreu ao velho conhecido para pedir que Cabianca fizesse umas pranchas para o Gabriel competir. Com pouco mais de 24 horas, Johnny Cabianca produziu na Pukas sozinho alguns foguetes para o garoto de 15 anos que desembarcava em Hossegor.

O resultado, o mundo inteiro sabe, Gabriel Medina não só ganhou o evento, como também tirou duas notas 10 na finalissima e deixou os juízes e comentaristas do evento, que aconteceu paralelamente a etapa da elite do surfe mundial na França, sem reação.

“As pranchas do Johnny são ótimas para dar aéreos, com bastante drive e linha, uma prancha que é solta, mas não é boba. Com elas já tirei cinco notas dez", Gabriel Medina

Depois deste sucesso, Johnny Cabianca levou Gabriel Medina para o time da Pukas e passou a cuidar pessoalmente do quiver do garoto, que entrou para a elite do surfe mundial no segundo semestre de 2011. Após correr 5 provas, Gabriel Medina conseguiu o incrível feito de vencer 2 etapas nessa temporada de estreia entre os melhores do mundo.

Gabriel Medina e seus foguetes de Johnny Cabianca - Imagens: Facebook

A família Medina foi gradativamente se adaptando ao tour da elite mundial ao mesmo tempo que Cabianca foi se especializando, com o apoio de Charles Saldanha, a desenvolver equipamentos específicos para cada tipo de onda do tour de elite.

“O Gabriel é monossilábico e a comunicação é mais difícil, mas o Charles é muito atento e sabe pedir o que o Gabriel precisa.”, Johnny Cabianca

Com a conquista do título mundial de Gabriel Medina, Johnny Cabianca que ganhou fama e respeito no universo do surfe junto com seu maior garoto propaganda resolveu que era hora de deixar a Pukas para seguir carreira solo.

“Poucos anos atrás, Johnny Cabianca, da Pukas, era tão bom quanto outros shapers, mas pouca gente o conhecia. Agora com o trabalho com o Gabriel e a explosão dele como surfista, as pessoas finalmente sabem quem ele é e finalmente ele recebe créditos por ser um dos shapers mais técnicos do mundo.”, Matt Biolos “Mayhem”.

“Galera venho aqui para deixar claro minha profunda gratidão a Pukas Surfboards que desde o início da minha carreira profissional esteve comigo nos momentos bons e também nas maiores dificuldades, sempre me dando o maior apoio e toda estrutura para que eu conseguisse chegar ao meu tão sonhado titulo mundial . No final do ano tive a noticia que o Johnny, meu shaper, estaria se desligando da Pukas para abrir sua própria fabrica e optei por seguir meu caminho com o Johnny agora em 2105. Tenho total confiança em seu trabalho e ele me conhece desde minha primeira prancha, quando tinha 7 anos. Portanto , agradeço de coração a Família Pukas por estes anos e desejo um excelente ano ao Johnny e confio muito na nossa parceria para 2015 em busca do bi-campeonato mundial.”, Johnny Cabianca, via facebook

Com residência mais uma vez fixada no Brasil, Johnny Cabianca agora está focado na montagem de sua fábrica, que está montada em Maresias.

Silvana Lima também está confiando nas pranchas de Cabianca em 2015. Foto: Facebook
Tags:
COMPARTILHAR