AGUARDE
16 agosto 2018

O Soul está em Luto

Na manhã dessa quinta-feira, dia 16 de agosto, a cantora Aretha Franklin morreu aos 76 anos de idade nos Estados Unidos.

Cantora, compositora e dona de um timbre inconfundível, Aretha é considerada a rainha da soul music e foi a ultima grande diva da idade de ouro da música afro-americana. A causa oficial de sua morte ainda não foi divulgada mas ela  lutava contra um câncer no pâncreas diagnosticado em 2010. Segundo o TMZ, a cantora teria atingido 40 quilos por conta da doença e estava muito abatida. Em uma de suas últimas aparições em público, durante partida de futebol americano entre Vikings e Lions, ela já mostrava uma aparência fragilizada, embora a voz continuasse intacta.

Intérprete de sucessos como I say a little prayer, Respect e (You make me feel like) a natural woman, Franklin recebeu 18 prêmios Grammy e foi a primeira artista feminina a entrar no Hall da Fama do Rock and Roll em 1987.Ela também é uma das artistas de maior sucesso comercial de todos os tempos, tendo vendido mais de 75 milhões de discos em todo o mundo.

Aretha Franklin ficou também conhecida pelo seu ativismo na defesa dos direitos civis. Em 1968 cantou no funeral de Martin Luther King, ícone da luta pela igualdade racial nos Estados Unidos, e em 2009 na tomada de posse de Barack Obama, o primeiro afro-americano a chegar a Presidente dos EUA. Obama dizia-se, aliás, um dos seus maiores fãs, e em 2015 foi dos que mais se comoveram com a atuação surpresa da cantora na gala anual do Kennedy Center.

 

 

Tags:
COMPARTILHAR