AGUARDE
22 abril 2015

Os maiores e melhores festivais do mundo

As maiores festas, ao redor do globo, que valem a pena conhecer

Em algumas civilizações, a realização de festivais é uma tradição, seja ela para homenagear algum ser divino, terreno ou épocas especiais. Os anos se passam, e os festivais continuam sendo criados, e muitos ainda permanecem como costume.

Claro que, com o tempo, tudo se transforma: assim como muitos chegam ao fim, outros se tornam cada vez maiores, atraindo gente de todo canto do mundo.
Muitos desses festivais ficam bem distantes do Brasil, então, melhor ficar sabendo dos melhores para programar uma visita o quanto antes.O festival, que teve início em 2011, ocorre por 4 dias durante o mês de junho, tendo como foco principal bandas de Jam e música eletrônica. Tudo acontece em meio às árvores no Double JJ Resort, com muitas luzes, criando uma atmosfera surreal e fantástica.Um dos mais tradicionais festivais de luzes do Japão acontece entre os meses de novembro a março, no parque Nabano No Sato, que abriga diversas espécies botânicas em gigantescas estufas. Na época do evento, essas estufas são iluminadas para reproduzir cenários belíssimos.
Cenas estonteantes como o Monte Fuji, a aurora boreal e o nascer do sol são reproduzidas por leds em diversos pontos dos jardins. A apresentação, que acontece ao ar livre, tem um show onde as luzes se formam em sintonia com os ritmos musicais.A cidade de Buñol, em Valência, abriga um famoso festival, o La Tomatina, que reúne várias pessoas na última quarta-feira de agosto para uma enorme guerra de comida. Os participantes se “atacam” com tomates que seriam descartados. É tomate esmagado por todos os lados! Para nós é um costume bem estranho, mas as pessoas parecem se divertir bastante.Essa é a maior festa popular do mundo e que gerou pequenos Oktoberfest em diversos lugares, mas o original, que acontece em Munique, é o maior e melhor de todos. Criado pelo rei Ludwig I para celebrar o seu casamento em 1810, o festival é realizado no final de setembro até o início de outubro e tudo acontece em razão da cerveja.Também conhecido como Festival das Cores, acontece no dia de lua cheia entre o final de fevereiro e o início de março para celebrar o início da primavera indiana. Várias pessoas se reúnem e levam seus corantes para colorir uns aos outros, com muita bebida, comida e música. Esse festival tem origem na Índia, mas é celebrado em diversos países, inclusive no Brasil.
Na cultura indiana, a véspera do principal dia também é conhecida como Holika Dahan (a morte de Holika) ou Chhoti Holi (pequeno Holi), acendem-se fogueiras para celebrar a memória de Prahlad, um fiel devoto do Deus Vishnu.O verdadeiro Tomorrowland é realizado em Boom, uma cidade com menos de 20 mil habitantes, na Bélgica. O festival é famoso pela sua decoração, que envolve fogos-de-artifício, fontes de água, fogo, contos de fadas e simbolismos New Age. Não demorou muito para este evento se tornar o maior festival de música eletrônica do mundo, reunindo 100 mil pessoas todo ano para dançar durante os 3 dias de festa.
Em 2014 foi anunciada uma edição brasileira do Tomorrowland, que ocorrerá, agora, em maio deste ano, em São Paulo. Para você que ainda não comprou, entre logo no site oficial e garanta seu ingresso para entrar em um novo mundo da música eletrônica.O Carnaval de Veneza surgiu no século XVI, onde a nobreza se disfarçava para sair e misturar-se com o povo. Desde então as máscaras são o elemento mais importante deste carnaval. A festa tem duração de 10 dias. Durante as noites realizam-se bailes em salões e as companhias, conhecidas como compagnie della calza, realizam desfiles pela cidade.
No Brasil, o Carnaval de Veneza mais famoso é durante a Festa da Gastronomia em Nova Veneza, Santa Catarina.Também para comemorar o carnaval, essa é uma das festas mais famosas do mundo. Todos entram no clima com cores típicas, máscaras de gesso e colares de conchas, miçangas e pedras coloridas, sendo cultura, as mulheres mostrarem os seios em troca dos colares.
As cores típicas do Mardi Gras são: o dourado, que significa poder; o verde, que simboliza a fé; e o roxo, que manifesta a justiça.No México, o Dia dos Mortos, é uma celebração de origem indígena que acontece entre o final de outubro e começo de novembro. É uma das festas mexicanas mais animadas e serve como uma lembrança em homenagem a todos os que já morreram. Ela é festejada com comida, bolos, festa, música e doces.
Segundo a crença popular, nos dias 1 e 2 de novembro, chamados de Días de los Muertos, os mortes têm permissão divina para visitar parentes e amigos. Por isso, as pessoas enfeitam suas casas com flores, velas e incensos, e preparam as comidas preferidas dos que já partiram. As pessoas fazem máscaras de caveira, vestem roupas com esqueletos pintados ou se fantasiam de morte.Esse já é um velho conhecido de muitos e é considerado o maior carnaval do mundo, homologado pelo Livro dos Recordes. O carnaval do Rio é dividido em desfiles de escolas de samba, bailes de carnaval e blocos de bandas de rua. Também se caracteriza pela irreverência, pelos nomes de duplo sentido e pela diversidade.Uma cidade chamada Black Rock City é construída todo ano no meio do deserto para o festival. Burning Man é uma espécie de atração de contracultura. O foco do evento é a liberdade, tudo é permitido, todos usam roupas extravagantes ou simplesmente andam nus. O evento costuma atrair mais de 50 mil pessoas.Um enorme festival de música eletrônica ao ar livre que acontece em dois finais de semana de março, em Miami. O nome do festival é em homenagem ao álbum Ultra do Depeche Mode, de 1997. Apesar de ocorrerem edições em outros países, a edição de Miami é a que reúne mais pessoas de todos os lugares, com os melhores DJs do mundo.
No Brasil, o Ultra é realizado sob o nome de UMF Brasil, e já está na sua 7ª edição.Por ser localizada no nordeste da China, sob influência direta dos ventos frios hibernais da Sibéria, Harbin enfrenta temperaturas extremamente baixas no inverno, com mínimas de até -38ºC. Aproveitando rigoroso inverno, a cidade realiza entre os meses de janeiro e fevereiro, o maior festival de gelo do mundo. O ponto alto é a exposição de magníficas e gigantescas esculturas no gelo.

Tags:
COMPARTILHAR