AGUARDE
09 setembro 2019

Oskar Rozenberg e Sakura Yosozumi são os campeões do Vans Park Series 2019

Japão domina o pódio feminino

A final mundial da temporada 2019 do Vans Park Series deu o que falar nos Estados Unidos no último fim de semana. Depois de passar por China, Brasil, Canadá e França, a nata do skate park mundial ancorou na terra do Tio Sam para definir os grandes campeões do ano. Apesar de não contar pontos para a corrida olímpica, o circuito é considerado um dos mais tradicionais desse esporte e reuniu os principais nomes da modalidade. E se estamos falando de Tóquio 2020, não podemos deixar de falar da nação japonesa, que tem se firmado como uma das grandes potências do carrinho. Exemplos não faltam e o último deles foi não só a consagração de Sakura Yosozumi, mas também o total domínio japonês no pódio feminino.


Três japonesas no pódio feminino. (Foto: VPS)

Vencedora da etapa de abertura do Vans Park Series e finalista em todas as outras provas, Sakura fez uma seleção de manobras progressivas, elevando o nível do skate feminino com muita facilidade e estilo. Ela somou incríveis 92,83 pontos na volta campeã, o maior somatório de toda a competição, e alcançou mais um título na carreira. A brasileira Yndiara Asp, que chegou a vencer duas das quatro etapas anteriores, se machucou durante as semis e ficou de fora da final.


Yndi se machucou na semi-final do VPS nos Estados Unidos. (Foto: VPS)

Entre os homens, o nome da final mundial do Vans Park Series foi do sueco Oskar Rozenberg. O skatista da cidade de Malmo fez voltas consistentes na pista considerada pelos próprios competidores uma das melhores para o park na história do evento e usou e abusou da criatividade e improviso. A mistura de manobras fez da sua linha uma volta impecável e motivo suficiente para levantar a torcida. Luiz Francisco era o Brasil na decisão mas terminou como sétimo colocado, enquanto Oskar foi o único finalista a conquistar mais de 90 pontos. Esse é o segundo título mundial de Oski, o primeiro foi na temporada 2017.


Oskar recebe abraço de Pedro Barros, que não chegou à final masculina. (Foto: VPS / Tauana Sofia)

Agora todos eles estão desembarcando aqui no Brasil, mais precisamente em São Paulo, para disputar o Campeonato Mundial de Park promovido pela World Skate, que vai contar importantes pontos para a Olimpíada de Tóquio no ano que vem.

Tags:
COMPARTILHAR