AGUARDE
26 maio 2015

Parapentista e kitesurfista se chocam no ar

Os dois esportes têm bastante coisa em comum e, nesse caso, o magnetismo foi tanto que eles até se embolaram. Confira o vídeo!

O parapente e o kitesurfe são dois esportes que parecem simples, mas exigem muita atenção com a vela/pipa responsável pelo movimento deles. Caso contrário, acidentes vão acontecer, mais cedo ou mais tarde. E é o que você vai ver no vídeo acima.

O kitesurfista estava andando em um lago no Canadá, enquanto o parapentista sobrevoava bem perto da montanha. A gente não sabe se eles são amigos ou foi o vento que os uniu. Até que em questão de segundos (0:41), os dois vão para a mesma área e perdem o controle das pipas, que se embolam e os levam ao chão.

Uma coisa é certa: se você estiver andando de kite ou qualquer tipo de esporte aéreo, fique longe de outras pessoas.

A prática de kitesurfe cresce cada vez mais. Foto: Internet

Acidentes podem acontecer com qualquer pessoa. Até o piloto mais experiente pode falhar e se envolver em imprevistos. No parapente, é preciso treinar e, principalmente, conhecer os equipamentos, as técnicas importantes e os lugares para a prática. Além de algumas regras fundamentais:

- idade mínima de 18 anos;
- atestado médico que comprove a sua capacidade física para a prática de atividades esportivas;
- use capacete rígico e tenha um paraquedas de emergência;
- habilitação desportiva válida.

Você pode conferir o regulamento completo aqui. No kitesurfe, é a mesma coisa. As dicas de segurança te ajudam a ter um voo tranquilo e sem sustos:

- dê preferência a todos os outros navegadores
- faça pouso e decolagem com a ajuda de terceiros
- use capacete

Outras regras estão no site da Associação Brasileira de Kitesurf.

Apesar de haver inúmeras regras de segurança, nenhuma delas substitui a camaradagem, a educação e a civilidade no esporte. Então, pratiquemos conscientes e bons ventos!

Tags:
COMPARTILHAR