Rio Delas reúne ícones do Bodyboard na Praia da Barra

O final de semana foi de muita ação na praia da Barra, no Rio de Janeiro, por conta da realização do Rio Delas Bodyboarding. O evento idealizado pela carioca Nicolle Calheiros foi válido como terceira etapa do Circuito Brasileiro Profissional e reuniu ícones do esporte de diferentes gerações. O cenário no domingo decisivo era de sol, praia cheia e alto astral, mas as competidoras enfrentaram uma forte correnteza, água extremamente gelada e ondas de um metro com formação regular. Apesar de todos os obstáculos, competidoras de norte a sul do país exibiram muita técnica.
Na categoria Master, reservada para competidoras com mais de 35 anos, a grande campeã foi a carioca Renata Cavalheiro; sua conterrânea Ursula Rollas ficou com o segundo posto; a niteroiense Daniele Beppe ficou em terceiro e a gaúcha Andrea Rocha completou o pódio na quarta posição. Entre uma disputa e outra rolou uma bateria especial formada por precursoras do bodyboard nacional: a tricampeã mundial Mariana Nogueira, sua irmã Isabella Nogueira, Gika Vargas e Carla Fontes.
Gika Vargas, Carol Fontes, Isabela Nogueira e Mariana Nogueira
Na disputa profissional, a partir das quartas de final, as competidoras se enfrentaram em baterias mulher a mulher o que tornou os confrontos ainda mais emocionantes. Na primeira semifinal a paranaense Francis Alto cravou 12,16 pontos nas duas melhores ondas para derrotar a capixaba Maíra Viana, atual líder do ranking brasileiro. No segundo duelo, a capixaba Neymara Carvalho não conseguiu superar a gaúcha Joselani Amorim, autora do maior somatório do evento 15,26 pontos. Jose encontrou as melhores ondas da bateria e deixou a pentacampeã mundial precisando de uma combinação de notas para reverter o resultado.
Joselani Amorim / Foto: Ricardo de Albuquerque
A grande final colocou frente a frente duas atletas do sul e foi bastante acirrada. Francis abriu com uma onda boa e chegou a liderar o embate. Joselani foi resiliente e acabou pegando a melhor onda da bateri que lhe rendeu 7,83 pontos. Minutos depois ela colocou uma nota intermediária na fatura e somou 12,83 pontos para liderar a disputa até o fim.