AGUARDE
04 setembro 2015

Rocky Spirit a caminho do Rio

Veja aqui as principais atrações!

O maior festival de filmes outdoor do país está de volta para inspirar todos que apreciam a vida e esporte ao ar livre. Serão, ao todo, 26 filmes inéditos nesta quinta edição do evento. Das produções selecionadas, 21 são internacionais – em sua maioria vindas da mais importante mostra do gênero, o Telluride Mountainfilm Festival* dos EUA – e cinco nacionais. Os documentários estão divididos por gêneros: oito sobre bike e montanhismo, cinco sobre surf, além de produções sobre ? esqui, mobilidade urbana, meio ambiente e skate.

Caio Afeto

A abertura em São Paulo foi feita pela banda Suricato, que se apresentou a ao vivo nos dois dias de festival, enquanto a banda Devir faz as honras no Rio de Janeiro, ?onde tocam no sábado (5/9).

O evento contou com a participação, em São Paulo, de Lawrence Wahba, diretor de “Em busca de todas as manhãs do mundo”, e Rafael Duarte, montanhista, diretor e protagonista do filme “Whiteout. Eles compartilharam suas experiências com o público presente no Parque Villa-Lobos. Já no Rio, quem confirmou presença foi Caio Afeto, slackliner e protagonista de “Espírito Livre, e Andrew Lenz, idealizador e coordenador do projeto de escalada na Rocinha retratado no filme “Above de Alley, Beneath Sky”. Lenz irá ao festival acompanhado de jovens participantes do projeto, a fim de reunir a turma nessa grande apresentação.

Above the Alley, Beneath the Sky

Os destaques desse ano são “Above the Alley, Beneath the Sky”, “Sufferfest 2”, “The Fisherman’s Son”, e os brasileiros "Whiteout", “Em Busca de todas as Manhãs do Mundo” e “Espírito Livre”.

Confira a lista complet?a? dos 26 títulos que estão sendo exibidos no Rocky Spirit 2015:

“Above the Alley, Beneath the Sky” (Acima do Beco, Embaixo do Céu)

2014 / EUA

Duração: 24 min

Direção: Dominic Gill

Vivendo com circunstâncias debilitantes, mas espíritos aventureiros, alguns garotos da Rocinha, a maior favela do Rio de Janeiro, começam a escalar sob as orientações dos atletas norte-americanos Asa Firestone e Andrew Lenz. O filme fala sobre as delícias e os perrengues da escalada, subindo a rocha de granito que dá vista tanto para a cidade maravilhosa quanto para as condições precárias da favela.

“The Fisherman’s Son” (O Filho do Pescador)

2015 / EUA

Duração: 25 min

Direção: Chris Malloy

The Fisherman’s Son é um filme que explora a fundo a vida do surfista Ramon Navarro, seguindo a trajetória de um menino que veio de uma familia de pescadores e encontrou sua paixão nas ondas que quebravam logo à frente de casa. Além de deixar sua marca como um dos maiores big riders do mundo, Navarro também é um dedicado ativista ambiental.

 

“Sufferfest 2” (Festival do Sofrimento 2)

2015 / EUA

Duração: 27 min

Direção: Cedar Wright

Nesta continuação do documentário Sufferfest, exibido pelo Rocky Spirit 2014, os escaladores Cedar Wright e Alex Honnold mostram mais uma vez todos os perrengues de uma expedição ambiciosa. Desta vez, a dupla decide conquistar 45 picos espalhados pelos desertos do oeste dos EUA em duas semanas, usando a bicicleta como meio de transporte entre eles.

 

“Whiteout” (Branco Total)

2015 / BRA

Duração: 25 min

Direção: Rafael Duarte

Em 2013, o jornalista e alpinista amador carioca Rafael Duarte partiu rumo ao topo do Mont Blanc, na França, com a intenção de mostrar que pessoas comuns também podem atingir objetivos grandiosos. Uma temporada difícil, marcada por mau tempo e avalanches, dá outro sentido à jornada, e Rafael enfrenta momentos marcantes rumo ao cume.

Em Busca de todas as Manhãs do Mundo

2015 / BRA / Duração: 11 min

Direção: Lawrence Wahba

O filme oferece um olhar sobre os bastidores das grandes produções cinematográficas sobre natureza e meio ambiente – mais especificamente sobre as aventuras de Lawrence Wahba e sua equipe para filmar os amanheceres em cinco lugares do mundo (Zâmbia, Amazônia, México, Canadá e Noruega) para uma importante série do canal Nat Geo, ainda inédita.

Espírito Livre

2015 / BRA /

Duração: 15 min

Direção: Pedro Luz e Pedro Zoca

O documentário apresenta o carioca Caio “Afeto” Salomão, um dos maiores expoentes brasileiros do highline (vertente do slackline feita em grandes alturas). Caio conta um pouco de sua história e mostra como conseguiu abrir alguns dos highlines mais impressionantes do país.

55 Hours

??2015 EUA

Duração: 9 minutos

Direção: Joey Schusler, Karl Thompson

Voe para Veracruz, alugue um carro, escale o terceiro pico mais alto da América do Norte, esquie morro abaixo – tudo durante um final de semana – e volte ao trabalho na segunda-feira. Será que é muito difícil? 55 Horas no México explora os limites do aventureiro de fim de semana, mostrando quatro amigos que se lançam em uma expedição no vulcão mais alto do continente, o Orizaba.

Rinpoche Speaks (Rinpoche Fala)

2015 / EUA /

Duração: 10 min

Direção: Freddie Wilkinson, Renan Ozturk

Ngawang Tenzin Norbu, nascido no Nepal em 1935, é aceito no país como a reencarnação de Lama Gulu, o Rinpoche Tengboche. Durante sua vida, ele viu uma mudança sísmica na sua terra natal, que se tornou um centro fervilhante da indústria da exploração do Everest. Neste filme, o Rinpoche fala sobre a destruição dos beyuls, locais sagrados na montanha, devido à presença massiva de pessoas.

 

Sun Dog (Dois Sóis)

2014 / Argentina/ Duração: 6 min

Direção: Ben Sturgulewski

Este retrato carinhoso e íntimo da relação entre o esquiador Santiago Guzman e sua fiel companheira Conga é um exemplo perfeito de porque os cachorros são conhecidos como “o melhor amigo do homem”. Morando nas entranhas das montanhas da Patagonia, a dupla passa dias idílicos em busca das melhores linhas na neve. Um filme sobre fidelidade, amor e neve.

 

Ruapehu

2015 / EUA / Duração: 10 min

Direção: Mike Douglas

Do centro da ilha norte da Nova Zelândia nascem três montanhas vulcânicas: Ruapehu, Ngauruhoe e Tongariro, tão sagradas para a cultura Maori que os primeiros habitantes da ilha evitavam olhar para o topo em sinal de reverência. Os atletas Josh Daiek, Chris Rubens e Mike Douglas querem esquiar vulcões ainda ativos – mas as montanhas não entregam suas delícias facilmente.

 

Force

2014 / EUA / Duração: 19 min

Direção: Aidan Haley, Fitz Cahall

A Patagônia é lar de grandes paredes de granito, com algumas das escaladas mais técnicas do mundo e um clima inclemente. Usando imagens captadas por 17 escaladores ao longo de cinco anos de expedições, Force mostra a jornada do escalador e fotógrafo Mikey Schaefer para escalar os sete cumes do maciço Fitz Roy.

 

Making waves (Fazendo ondas)

2015 / Inglaterra / Duração: 9 min

Direção: Harri Grace

O Marrocos tem ondas incríveis, mas para a maioria das mulheres muçulmanas, elas estão além do alcance. Mas não para Oumaima Erhali, uma menina de 17 anos decidida a fazer parte do esporte que ama.

??

Saturday, 6:27 am (Sábado, 6:27)

2014 / Austrália / Duração: 3 min

Direção: Josh Rufford, Rhiannon Rufford

O australiano Josh Rufford define-se como “um cara que curte desenhar, pintar e criar animações usando caneta, tinta e quaisquer materiais que criem composições visuais interessantes”. É exatamente isso que ele faz neste premiado curta, que mostra cenas que poderiam acontecer em qualquer pico de surf no mundo.

??

The Coast (A Costa)

??2015 / EUA / Duração: 7 min

Direção: Skip Armstrong

Pouco antes de fazer 30 anos, Hayden Peters foi obrigado a encarar a própria mortalidade devido a um problema de saúde. A experiência trouxe uma mudança brutal em perspectiva, prioridades e o jeito com que ele lida com a vida. Este filme de Skip Armstrong é uma meditação sobre o poder do oceano e as lições que ele traz sobre o que realmente importa na vida.

 

Out of the ? black and into the blue (Fora do Negro e Dentro do Azul)

??2014 / Inglaterra / Duração: 5 min

Direção: Luke Pilbeam

Vencedor do prêmio de curta-metragem no London Film/Surf Festival 2014, este filme mostra surfistas de várias nacionalidades enfrentando as ondas da Europa.?“Trata-se de um curta sobre paixão, vontade e ambição, e sobre o que significa apostar tudo naquilo que você realmente quer”, explica o diretor Luke Pilbeam, que registrou as imagens na temporada de inverno 2013/2014.

?

Beat Down (Surra)

??2014 / EUA / Duração: 4 min

Direção: Anson Fogel

Quando Anson Fogel tem uma ideia para um curta, todos param para ouvir. No ano passado, Anson Fogel chamou alguns amigos e disse: “Me encontrem no deserto, eu tenho uma ideia”. Sem hesitar, sua equipe se preparou no deserto de Moab, no Utah (EUA), e produziu um dos momentos mais adrenalizantes já exibidos no Rocky Spirit.

Taxco Urban Downhill (Downhill Urbano em Taxco)

2014 / México / Duracão: 4 min

Direção: Kelly McGarry

O neozelandês Kelly McGarry é um apaixonado por bikes e por downhills há quase duas décadas. Neste curta, ele desce com sua bike a toda velocidade em uma linha urbana no meio de becos de paralelepípedos na Taxco Urban DH, uma competição de downhill que reúne todo ano os melhores da modalidade.

The Thousand Year Journey (A Jornada de Mil Anos)??

2015 / Bolívia / Duração: 5 min

Direção: Kenny Laubbacher

Jedidiah Jenkins largou o emprego que amava para pedalar do Oregon (EUA) até o ponto mais austral da Patagonia. Seu amigo e videomaker Kanny Laubbacher esteve com ele no caminho durante um mês e meio para perguntar por quê. The Thousand Year Journey é uma ode a viagem, aventuras, e, como diz Jenkins, “transformar os seus 100 anos neste planeta em 1000”.

 

Trail Hunter (Caçador de Trilhas)

2014 / EUA / Duração: 9 min

Direção: Matt Hunter, Matt Miles

Matt Hunter é um mountain biker profissional que viaja o mundo em busca de trilhas insanas, de preferência acompanhadas por experiências culturais únicas. E ele encontra tudo isso em um países que nunca é lembrado por suas trilhas e potencial para a aventura: o Japão.

 

??Dark Woods BMX (BMX na Floresta Escura)

?2014 / Inglaterra / Duração: 3 min

Direção: George Marshall, Will Evans

Em algum lugar nas profundezas de uma floresta escura em South Wales, no Reino Unido, os ciclistas de BMX Drew Benzanson e Morgan Wade construíram seu playground dos sonhos, com rampas, paredes e obstáculos ideais para desafiar a física com manobras insanas.

??View from a Pedal Buggy (Visão de um Buggie Pedalável)

?? 2015 / EUA / Duração: 10 min

Direção: Zach Voss

“Meu nome é Gregory Allen, e eu fabrico triciclos”. Gregory, a mente criativa por trás de uma pequena frota de triciclos pedaláveis, constrói equipamentos únicos e excêntricos que podem levar uma família inteira, andando em seu próprio ritmo. O resultado, mostrado em View from a Pedal Buggy, é uma comunidade que sabe apreciar os pequenos detalhes que tornam a vida bela.

Marcelinho – Lugar BMX

??2015/ Brasil / Duração: 2 minutos

Direção: Romero Rodriguez

O paranaense Marcelo de Vries tem apenas 18 anos e passou sete deles em cima de uma bike de BMX. Este curta o apresenta praticando suas modalidades favoritas, o dirt jump e o street park, em Joinville (SC). Independentemente do tipo de pista e apesar da cara de moleque, Marcelinho voa alto e mostra que ainda vai longe.

??River of Eden (O Rio do Éden)

?? 2014 / EUA / Duração: 6 min

Direção: Pete McBride

Pete McBride é um fotógrafo e videomaker de sucesso, com grande afinidade por rios. Neste filme, ele fala da esperança que surge da preservação do rio Navua, em Fiji, também conhecido como o rio do Éden ou o Gran Canyon tropical. Pete oferece uma visão poderosa do rio, e mostra como a conservação pode ganhar da extração exagerada de recursos.

Rocky Man

??2015 / BRA / Duração: 22 min

Direção: Francisco Oliveira

No desafio multiesportivo Rocky Man, os melhores atletas do Brasil e do mundo se enfrentam em percursos técnicos e belíssimos pelas trilhas, praias e lagoa do Rio de Janeiro. É uma batalha entre equipes brasileiras e gringas, em que a força e a estratégia definem o campeão. Neste filme, você acompanha as emoções da terceira edição da prova, disputada em 2014.

??

Burn it Down (Queimando tudo)

??2014 / EUA /Duração: 4 min

Direção: Jack Boston

O californiano James Kelly realiza o sonho de muitos skatistas: subir ao topo de uma montanha para descê-la inteira, saboreando cada curva. Este curta mostra ele queimando o asfalto (e suas rodinhas), tão rápido que não há tempo de se arrepender – e nem de evitar as consequências de uma queda cinematográfica a quase 100 km/h.

Denali

??2015 / EUA / Duração: 7 min

Direção: Ben Knight

Não existe um jeito fácil de dizer adeus ao seu melhor amigo. Especialmente se esse amigo ficou ao seu lado durante a fase mais difícil da sua vida – lambendo o seu pé, seguindo seus passos e explodindo de alegria toda vez que ele te via. Este curta de Ben Knight, Ben Moon e Skip Armstrong celebra a ligação entre seres humanos e seus cachorros, e a resiliência que conseguimos ter com a ajuda de nossos amigos.

O Festival de Filmes Outdoor Rocky Spirit é uma iniciativa da editora Rocky Mountain, que publica as revistas Go Outside, Hardcore e Runner’s World.


Para saber mais sobre o festival, acesse:? www.rockyspirit.com.br

 

Tags:
COMPARTILHAR