AGUARDE
14 outubro 2015

Selfies mataram mais que tubarões em 2015

Estudo publicado em site norte-americano mostra que as selfies podem ser mais perigosas que os predadores dos sete mares

Os tubarões estão em alta esse ano e isso é um fato. Desde a costa da Carolina do Norte até as águas da Austrália, diversos casos de ataques e avistamentos de tubarões foram registrados. Na internet, o assunto não morre, principalmente após a transmissão ao vivo da investida de um tubarão branco na estrela do surfe Mick Fanning, numa final em Jeffreys Bay, na África do Sul.

A verdade é que nós gostamos de ter medo de tubarões. Falar deles e ver suas aparições pela internet só nos deixa mais eufóricos. Mas acredite (ou não), os ataques desses donos do mar têm sido menos perigosos do que uma prática altamente comum para a maioria de nós, seres humanos portadores de smartphones: a selfie. Segundo esse gráfico publicado no blog Mashable, até agora, em 2015, foram registradas 8 mortes causadas por tubarões contra 12 durante tentativas arriscadas para conseguir uma selfie.

Imagem: Donte Neal, Mashable

Imagem: Donte Neal, Mashable

Governos e órgãos reguladores já começaram a tratar selfie como uma séria ameaça para a segurança pública, lançando campanhas de educação pública, como o Ministério do Interior da Rússia, que divulgou um folheto alertando sobre o perigo de algumas selfies que podem "custar uma vida".

Alerta russo para o perigo das selfies. Imagem: Ministério do Interior da Rússia

Alerta russo para o perigo das selfies. Imagem: Ministério do Interior da Rússia

 Quanto mais original a foto, mais curtidas. Até onde o número de likes pode te levar a fazer uma loucura? Recentemente, um turista japonês morreu ao tentar fazer uma selfie no Taj Mahal, um dos principais cartões postais da Índia. Hideto Ueda, que tinha 66 anos, caiu em uma das escadarias do monumento enquanto tirava a foto. O parque Waterton Canyon, no Colorado, Estados Unidos, está fechado para o público, pois as pessoas estavam se aproximando cada vez mais dos ursos para conseguir fotos. A vontade de conseguir uma foto perfeita para publicar supera o medo de muitos usuários das redes sociais.

Então, os tubarões são assustadores sim. Mas se tivéssemos um conselho para dar, diríamos para você tomar cuidado com o pau de selfie. Bom, nem vamos comentar a ideia de fazer uma selfie embaixo d'água no meio de tubarões... a gente já sabe onde isso vai dar, né?!

selfie2

Tags:
COMPARTILHAR