AGUARDE
16 agosto 2018

Suíço Dani Arnold atinge recorde mundial de velocidade nos Alpes

Arnold subiu 4.208 metros em apenas 2 horas

Não demorou muito para que a ideia do alpinista suíço Dani Arnold se tornasse realidade. Em apenas duas horas e quatro minutos, ele escalou os exatos 4.208 metros do Grand Jorasses sem o auxílio de qualquer corda de segurança e atingiu um novo recorde mundial. Junto com Eiger e Matterhorn, o Grand Jorasses forma os três grandes picos da face norte dos Alpes, que ficaram conhecidos como “A Trilogia”. Esse último, palco do recorde de Arnold, é considerado o mais difícil pelos alpinistas porque a maior parte da subida é feita sobre rochas.

Os primeiros 300 não são tão difíceis, mas depois disso até o cume, é praticamente vertical e subidas muito difíceis. É complicado manter a concentração até o fim.

Arnold se preparou meticulosamente para o desafio. Ele escalou a face norte da montanha pela rota clássica na rocha Walker Spur, a Cassin-Route, três vezes com diferentes parceiros. No entanto, para atingir sozinho o recorde de subida mais rápida, o suíço precisou esperar as condições de tempo perfeitas nessa região, que só acontecem durante alguns dias do ano. As rochas tinham que estar livres de neve, mas nem tão secas assim, para evitar o risco delas despencarem.

Eu sei que o que estou fazendo vai contra qualquer regra do alpinismo, mas eu realmente não me importo com o que as pessoas dizem.

E foi assim, sem ligar para as críticas e com sorriso e satisfação estampados no rosto, que Dani Arnold realizou um sonho de anos e atingiu um recorde mundial. Dá o play no vídeo para conferir!

 

Tags:
COMPARTILHAR