AGUARDE
24 setembro 2014

Surfe no gabinete

Conheça os políticos mais salgados do Brasil

Suplicy

Eduardo Suplicy (PT):

 Pai do Supla e senador por São Paulo desde 1991, Eduardo Matarazzo Suplicy exerce cargos públicos há 36 anos e foi um dos fundadores do PT.

Sua carreira política é conhecida nacionalmente e até quem não se interessa pelo assunto já ouviu falar seu nome alguma vez na vida. O que pouca gente sabe é do seu grau de parentesco com João Roberto Suplicy Hafers, o Jua Hafers, pioneiro do surfe no Brasil na década de 30.

O que pouca gente sabe é do seu grau de parentesco com João Roberto Suplicy Hafers, o Jua Hafers, pioneiro do surfe no Brasil na década de 30

Ao lado de Osmar Gonçalves e dos irmãos Thomas e Margot Rittscher, Jua surfava em Santos, SP, e foi o introdutor do esporte no Brasil. Além de causar espanto na sociedade da época ao deslizar sobre o mar da praia do José Menino, os caras construíam suas próprias pranchas, chamadas então de tábuas havaianas, que chegavam a pesar mais de 50 kg e passavam dos 11 pés de comprimento.

A linhagem de surfistas da família Suplicy continua através de Supla, filho do senador. O artista e filho caçula de Eduardo é visto esporadicamente no outside de praias do Guarujá e do Havaí.

 

Brizolinha

Leonel Brizola Neto, o Brizolinha (PDT):

Gaúcho de nascença mas carioca por criação, o neto do famoso estadista Leonel Brizola foi eleito vereador do Rio de Janeiro em 2009. Hoje é vice-presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Brizolinha, como é conhecido entre os amigos, cresceu pegando onda no Arpoador. É fundador e diretor vice-presidente do Arpoador Surfe Clube (ASC), criado em 2004. Já viajou o mundo atrás de onda e competiu nos circuitos amadores carioca e brasileiro durante a adolescência.

Mesmo sabendo da desaprovação do avô em relação ao surfe, ele traz no currículo alguns títulos, como o de campeão carioca amador nas categorias Mirim e Júnior. Recentemente, Brizolinha venceu a primeira etapa do Circuito Osklen Arpoador Surfe Clube, em maio de 2013.

Leonel Brizola Neto é casado com a bi-campeã mundial de bodyboard, Soraia Rocha, com quem tem dois filhos.

 

taiuOK

Taiu Bueno (PTB):

Batizado como Octaviano Bueno, Taiu é reconhecido e respeitado pelo seu surfe em ondas grandes, especialmente por suas performances no Hawaii na década de 80. Foi surfista profissional e competiu o Circuito Mundial da ASP quando a organização ainda dava seus primeiros passos.

Candidato a Deputado Federal pelo PTB nas eleições deste ano, este paulistano nascido em 1962 deixou de praticar o surfe corporalmente de forma trágica: um acidente o deixou tetraplégico em 1991 enquanto surfava em Paúba, litoral norte de São Paulo.

Candidato a Deputado Federal pelo PTB nas eleições deste ano, este paulistano nascido em 1962 deixou de praticar o surfe corporalmente de forma trágica: um acidente o deixou tetraplégico em 1991 enquanto surfava em Paúba, litoral norte de São Paulo.

Mesmo assim, Taiu permanece um surfista de alma. Segundo ele, surfa todos os dias da varanda de seu apartamento de frente para o mar na praia de Pitangueiras, no Guarujá. Taiu voltou a pegar ondas em 2010 em uma prancha adaptada com a ajuda de amigos.

Seus resultados mais expressivos em competições foram o título brasileiro no Festival Nacional de Ubatuba e o 7º lugar no Pro Class Trials, em Sunset Beach (Havaí). Taiu é autor do livro Alma Guerreira, autobiografia lançada em 1999 pela editora livraria Balieiro.

Tags:
COMPARTILHAR