AGUARDE
25 julho 2014

Surfe no telão

Fique a par de todos os festivais que ainda estão para acontecer

A cada ano um novo festival surge e os que já existem vão se aprimorando e criando uma estrutura cada vez maior e melhor para receber os expectadores. Aqui no Brasil o grande destaque entre os festivais é Mimpi Film Festival, que acontece em Porto Alegre e este ano vai para sua terceira edição. Desde o primeiro ano de existência que o evento vem apresentando o que há de melhor em termos de vídeos de surfe, skate e fotografia. Para um dos organizadores, o gaúcho Thomaz Crocco, o festival tem como missão desmarginalizar atividades como o surfe e o skate além de abrir espaço para novos e experientes filmmakers e diretores mostrarem seus trabalhos. Percebi que havia muita gente produzindo filmes em casa e que essa galera estava sedenta por algum espaço para mostrar seus trabalhos e trocar ideias, além disso queríamos dar a oportunidade das pessoas assistirem este material, explicou ao Woohoo. O festival deu tão certo que, só no ano de 2013, foram exibidos 72 filmes, entre curtas, longas, documentários e teasers, tudo isso num grande telão na pista de skate do Bar Complex, localizado na capital gaúcha. Neste ano o festival ganha uma nova casa - a cidade maravilhosa irá sediar o evento de 6 a 9 de novembro. Em Porto Alegre, o festival continua acontecendo no Bar Complex, entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro. Enquanto a capital gaúcha acolherá uma versão mais regional do Mimpi, no Rio de Janeiro o evento será a nível internacional. Confira no vídeo em baixo tudo o rolou no ano passado:

Quem quiser se inscrever é só entrar na página oficial do festival no Facebook e mandar ver, mas vale lembrar que os concorrentes ao prêmio de melhor filme são de peso! No ano passado o filme Deslumbre do catarinense Pablo Aguiar foi o grande vencedor (ver trailer em baixo).

No cenário internacional os gringos têm-se mostrado especialistas na arte de organizar festivais de filmes de surfe. Entre os principais do continente Europeu está o francês International Surf Film Festival d’Anglet, que em julho deste ano completou sua 11° edição, premiando o filme brasileiro 70 e Tal do diretor e roteirista Rafael Mellin. Outro festival importante da Europa é o festival espanhol de San Sebastian. No ano de 2012 o filme UPcycling do shaper gaúcho Henrique Perrone foi premiado como melhor curta pelo voto popular (confira o vídeo em baixo). Filmado em Porto Alegre e Santa Catarina o vídeo mostrava a transformação de uma prancha velha em uma nova e quanto essa recriação pode ser interessante.

Ainda falando de festivais de filmes de surfe na Europa não podemos deixar de citar o português - S.A.L - Surf At Lisboa Film Fest - que este ano regressa ao emblemático Cinema São Jorge, em Lisboa, entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro. O grande objetivo dos organizadores é celebrar a arte, cultura e estilo de vida que envolvem a comunidade do surfe em Portugal, além claro, de mostrar o que há de melhor em termos de cinematografia de surfe. No ano passado o grande premiado na categoria curta metragem foi o Beyond the Scars de Chris McClean. Este ano quem quiser concorrer é só ir até o site do evento, ler o regulamento e se inscrever até o dia 15 de agosto. A competição é aberta a curtas e longas-metragens portugueses e internacionais.

O pôster da edição deste ano conta com a criatividade do artista brasileiro Tom Veiga

Já na América do Norte entre os mais aclamados festivais de surfe está o famoso New York Film Festival. Ele é simplesmente um dos mais respeitados festivais de cinema de surfe a nível internacional. Três dias por ano a capital do mundo recebe cineastas veteranos e novatos de todos os cantos do planeta com o mesmo objetivo: mostrar o que de melhor foi produzido de material de surfe no mundo. No ano de 2013, o prêmio de melhor curta do festival ficou com o filme Step N’ Soul. Veja porquê no vídeo em baixo.

Ainda nos Estados Unidos é importante destacar os festivais de surfe da Florida e de San Diego, que estão entre os melhores do mundo em termos de organização e qualidade dos filmes exibidos, bem como o High Line Festival of Surfing. A competição de filmes de San Diego aconteceu no primeiro semestre de 2014, no mês de março, enquanto o Florida Surf Film Festival ainda está por vir – está marcado para os dia 7 e 8 de novembro. A novidade deste ano nesta região é o Carolina Surf Film Festival que irá ocorrer entre os dias 18 e 16 de outubro em Charleston, na Carolina do Sul. Já o High Line Festival of Surfing irá ocorrer entre os dias 4 e 5 de Setembro. Ari Lurie, surfista e fundador deste último, promete um evento repleto de cultura, filmes de surfe música e arte, e, nas suas palavras, uma celebração deste estilo de vida e algo que fazia muita falta na região de Mill Valley. Se dois primeiros anos o festival contou com a presença de 1500 visitantes, esse ano Lurie acredita que esse número chegue ao dobro, uma vez que o evento irá acontecer em três lugares - no Sweetwater Music Hall, no Sequoia Theater e no Equator Coffee na Proof Lab Surf Shop. Para a galera que quer ficar por dentro dos festivais internacionais de filmes de surfe é só conferir o site da Global Surf Film Festival Collective. BRASIL PORTO ALEGRE Mimpi Film Fest Data: 30 de outubro à 2 de novembro de 2014 Local: Bar Complex - Avenida Protásio Alves, 3839 – Petrópolis Página do evento: https://www.facebook.com/MimpiFilmFest?fref=ts RIO DE JANEIRO Mimpi Film Fest Data: 6 a 9 de novembro de 2014 PORTUGAL LISBOA S.A.L - Surf at Lisbon Film Festival Data: 30, 31 de outubro 1 e 2 de novembro de 2014 Local: Cinama São Jorge - Lisboa Página do evento: http://www.surfatlisbonfilmfest.com/ ESTADOS UNIDOS CALIFORNIA High Line Surf Film Festival Data: 4 à 6 de setembro Local: Mill Valley Página do evento: http://surfthehighline.com/ Santa Cruz Surf Film Festival Data: 24 à 26 de setembro de 2014 Página do evento: http://www.santacruzsurffilmfest.com CAROLINA DO NORTE Carolina Surf Film Festival Data: 16 à 18 de outubro de 2014 Local: Charleston - Carolina do Norte Entrada: $ 15,00 dólares Página do evento: http://carolinasurffilmfestival.com/ FLORIDA Florida Surf Film Festival Data: 7 e 8 de novembro de 2014 Local: New Smyrna Beach - Athantic Center for the Arts Entrada: Festival Pass - $ 25,00 dólares Página do evento: http://floridasurffilmfestival.com/ INGLATERRA Bristol Surf Film Festival Data: 8 de novembro de 2014 Local: The Cube Cinema - Stokes Croft - Bristol Entrada: $ 10,00 dólares Página do evento - http://bristolsurffilmfestival.com/

Tags:
COMPARTILHAR