AGUARDE
19 maio 2014

Tecnologia e Saúde

Quem está no comando?

Quem aqui nunca se apaixonou pelo seu primeiro smartphone? Ao ponto de sentir aquela sensação de prazer íntima, praticamente involuntária, que nasce dessa interação entre usuário e plataforma?

Quando os detalhes são muito bem pensados em termos profundos no avanço tecnológico, assim como a maioria dos gadgets da Apple e seu sistema operacional IOS, é notável na pele sentimentos inimagináveis como afeto, carinho, prazer e solução.

Todo avanço tecnológico traz consigo uma alternativa à evolução social, uma nova proposta na construção das relações que influenciam o nosso estilo de vida e a nossa saúde. Ao mesmo tempo que surge essa oportunidade, valores tradicionais de comunicação e interação humana são colocados em questionamento. Isso é fascinante!

Todos nós sabemos que a tecnologia auxilia a relação, mas com certeza não substitui por completo o encontro. É inquestionável o poder da internet e suas mídias sociais, um exemplo atual na relação entre tecnologia e comportamento, essa nova forma humana de agir em direção ao outro.

O que acontece é que o elevado grau de status da ciência em nossa sociedade contemporânea turva a superfície das águas e confundem a nossa compreensão do todo. Existem valores de outras áreas do conhecimento humano que, se não incorporados a esses sistemas, podem arruinar a sua razão de ser e existir. Filosofia e arte, por exemplo, são o recheio de morango do Trakinas. Quem nunca o comeu exclusivamente se desfazendo da bolacha? E olha que nesse caso, a bolacha ainda vinha sorrindo!

Hoje somos induzidos a acreditar que o nosso sistema de valores e relacionamento social é refém dessas ferramentas, sendo que o que precisamos reconhecer é justamente o inverso. Nossos valores e relações sociais são quem ditam como deve funcionar a tecnologia. É a nossa união e a felicidade o sentido, a razão e a direção dessas ferramentas.

“Saúde e tecnologia” é um tema amplo, mas se compreendermos a tecnologia como a aplicação do conhecimento humano a soluções de problemas tais como conflitos internacionais, acordos sociais, a cooperação, a reciclagem, a redução de recursos nas mais inúmeras atividades pessoais e profissionais, podemos enxergar nela um veículo de reformulação e melhoria global. Se após essa leitura incorporarmos tais conceitos, muito já terá sido feito. Tome o poder em suas mãos e transforme tecnologia em um sinônimo de liberdade.

Tags:
COMPARTILHAR