AGUARDE
16 novembro 2018

Twiggy vence e Chianca é vice no Desafio de Nazaré

A disputa, que ancorou na temida Praia do Norte, em Portugal, abriu a temporada 2018/2019 do Circuito Mundial de Ondas Grandes.

Bicampeão do Circuito Mundial de Ondas Grandes da WSL, o sul-africano Grant ’Twiggy' Baker sagrou-se o grande vencedor do Desafio Nazaré , a etapa de abertura da temporada 2018/2019 do tour.De acordo com o previsto, a prova foi para a agua na manhã dessa sexta-feira, dia 16 de novembro,  em ondas gigantes que variavam entre 25 pés durante a maré alta e mais pesadas com cerca de 35 a 40 pés quando a maré baixou.Mike Parsons, comissário do Big Wave Tour, concedeu a este evento um coeficiente de prata, o que significa que os resultados em mares lusitanos tiveram um aumento de 10% na pontuação , garantindo 11.000 pontos ao vencedor.

Campeão do Big Wave Tour em 2013 e 2016, Baker tem provado ser uma ameaça quando as ondas atingem alturas máximas. O local de Durban começou sua trajetória neste evento de forma relativamente discreta. Tanto na rodada de abertura como na Semifinal, ele avançou em terceiro lugar, guardando o melhor para a decisão onde arrancou dos juizes  incríveis 8.67 e 7.70 a caminho de sua primeira vitória em Portugal. 

Defensor do título do evento Lucas Chianca começou a bateria final colocando pressão em seus adversários e dominando as esquerdas maciças do pico com sua habilidade fora do comum em descer paredes muito íngremes. Vice-campeão do Nazaré Challenge, o jovem brasileiro marcou excelentes 7,17 e  8,07 mas foi surpreendido por Baker , que apostou também nas direitas da praia do Norte. Em seu segundo ano na elite das ondas grandes, o destemido local de Saquarema e pupilo de Carlos Burle, dominou suas duas primeiras baterias para se classificar para a decisão e marcou a segunda maior nota do dia, um quase perfeito 9,60 em uma das semis. 

A maior nota de toda a competição  logo em seguida na segunda semi. O 10 perfeito foi assinado pelo terceiro colocado no evento, o basco Natxo Gonzalez , que também está construindo um perfil sólido no cenário das ondas grandes e já está confirmado para participar de todas as etapas dessa temporada do circuito. 

 

 

Tags:
COMPARTILHAR